Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Clear Linux reduziu o tempo de boot do kernel de 3 segundos para 300 ms

Feng Tang, engenheiro da Intel, demonstrou como a equipe do Clear Linux reduziu o tempo de boot do kernel de 3 segundos para 300 ms. Confira os detalhes.

O Clear Linux é uma distribuição mínima projetada principalmente com casos de uso de desempenho e nuvem em mente.

Clear Linux reduziu o tempo de boot do kernel de 3 segundos para 300 ms

O sistema operacional atualiza como um todo, em vez de usar pacotes individuais. Software extra pode ser adicionado ao sistema (junto com dependências associadas) usando pacotes pré-compilados que podem ser acessados ​​através do gerenciador de software swupd da distribuição.

E recentemente, o engenheiro da Intel, Feng Tang, falou na Linux Plumbers Conference desta semana em Lisboa, Portugal, sobre como a equipe do Clear Linux conseguiu inicializar seu kernel mais rapidamente.

Equipe Clear Linux reduziu o tempo de boot do kernel de 3 segundos para 300 ms

Eles começaram com cerca de três segundos de inicialização do kernel, mas reduziram para apenas 300 ms.

Entre as otimizações realizadas para realmente acelerar o tempo de inicialização, estavam garantindo uma verificação mais assíncrona do driver, inicializando apenas uma pequena quantidade de RAM no início e depois inicializando o hot-plug em paralelo via systemd, sistema de arquivos raiz otimizado desabilitando módulos de kernel desnecessários e abordagens semelhantes.

No futuro, eles ainda estão buscando otimizações para o processo de inicialização em torno da inicialização de memória adiada no kernel, alterações de inicialização do SMP, ajustes do ACPI e otimizações do espaço do usuário/systemd.

Aqueles que desejam aprender mais sobre a arte da Intel de inicializar o kernel Linux o mais rápido possível, mas não no LPC2019, podem ver o slide de Feng (PDF) com uma visão geral dessas otimizações atuais e possíveis do Clear Linux.

Conhecer esse tipo de otimização, além de um ótimo referencial, serve para entender o quanto o Linux é customizável.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile