Clonezilla Live 3.0.3-22 lançado com várias mudanças e melhorias

Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 3.0.3-22. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.

Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.

Agora, o mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou a disponibilidade do Clonezilla Live 3.0.3-22.

Novidades do Clonezilla Live 3.0.3-22

Clonezilla Live 3.0.3-22 lançado com várias mudanças e melhorias
Clonezilla Live 3.0.3-22 lançado com várias mudanças e melhorias

O Clonezilla 3.0.3 vem mais de três meses após o Clonezilla 3.0.2 e eleva o kernel do Linux do agora obsoleto Linux 6.0 para o Linux 6.1 LTS suportado a longo prazo . O ISO ao vivo vem com o kernel Linux 6.1.11 por padrão.

A partir desta versão, o Clonezilla Live agora suporta mkinitcpio no mecanismo de atualização initramfs ao restaurar sistemas Arch Linux e derivados.

Além disso, a nova versão melhora o mecanismo LUKS para suportar vários dispositivos LUKS e não mais clonar dados de swap criptografados.

Um novo programa foi adicionado ao Clonezilla 3.0.3, chamado ocs-live-ver, que pode ser usado para mostrar a versão do Clonezilla Live atualmente em execução. Vários outros programas foram atualizados para suas versões mais recentes, como Memtest86+ 6.00 e Partclone 0.3.23.

Entre outras mudanças, o Clonezilla Live agora mostra a partição swap no menu de diálogo saveparts e adiciona um mecanismo melhor para lidar com ambas as formas de salvar a partição swap, que é manter UUID/label ou despejar por dd, adiciona uma opção --powersave off em setterm para evitar tela em branco no console, adiciona a opção -j2 no menu restoreparts e substitui o programa ocs-bttrack por opentracker.

Para completar, vários bugs também foram corrigidos no Clonezilla 3.0.3 para melhorar a conversão de uma imagem de disco para o formato BT e para corrigir o pacote live-config para suportar o parâmetro “usercrypted”.

O Clonezilla Live oferece suporte a uma ampla variedade de sistemas de arquivos, incluindo EXT2, EXT3, EXT4, ReiserFS, XFS, JFS, FAT, NTFS, HFS+, UFS, minix e VMFS. Ele também suporta LVM2, multicast, bem como arquiteturas de 32 bits (x86) e 64 bits (x86_64) para clonagem de sistemas GNU/Linux, macOS e Windows.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Clonezilla Live 3.0.3-22

A imagem ISO do Clonezilla Live 3.0.3-22 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Há imagens ISO live para arquiteturas de 64 bits e 32 bits (incluindo PAE) que inicializam e executam completamente de uma unidade flash USB. Uma edição alternativa baseada na distribuição Ubuntu 21.10 (Impish Indri) também está disponível para download.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

 

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.