Clonezilla Live 3.1.1 lançado com melhorias na clonagem de disco

Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 3.1.1. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.

Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.

Agora, o mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou a disponibilidade do Clonezilla Live 3.1.1.

Novidades do Clonezilla Live 3.1.1

Clonezilla Live 3.1.1 lançado com melhorias na clonagem de disco
Clonezilla Live 3.1.1 lançado com melhorias na clonagem de disco

O Clonezilla Live 3.1.1 está aqui mais de seis meses após o Clonezilla Live 3.1.0 e é alimentado por um novo kernel, ou seja, o kernel 6.5.8, que é uma atualização significativa do kernel 6.1.25 usado na versão anterior, apesar do fato de que o kernel 6.1 é uma série com suporte de longo prazo.

Como esperado, o kernel 6.5 trará melhor suporte para hardware mais recente, onde as versões anteriores do Clonezilla Live não funcionaram corretamente.

Além do aumento do kernel, há várias melhorias de clonagem/imagem de disco no Clonezilla Live 3.1.1, começando com a atualização Partclone 0.3.27, que adiciona o --read-direct-io (para ler dados da partição SOURCE sem cache) e opções --write-direct-io (para gravar dados na partição TARGET sem cache).

Também há suporte para o diretório “raiz” extra para o sistema de arquivos raiz com a reinstalação do GRUB para melhorar o suporte para o Fedora Linux 38 e sistemas posteriores com /root/ na partição raiz.

Além disso, uma nova opção -edio foi adicionada ao assistente de interface do usuário em modo de texto para ativar IO direto ao usar Partclone para salvar ou restaurar unidades SSD NVMe.

Além disso, o Clonezilla Live 3.1.1 atualiza o utilitário ocs-park-disks para estacionar apenas unidades de disco HDD e não SSDs, melhora o mecanismo para o nome da palavra reservada “todos” e introduz os nomes reservados “unmounted_disk” e “unmounted_parts” para o modo RestoreDisk/Restoreparts e introduz um novo mecanismo para implantação multicast a partir de dispositivos brutos.

Entre outras mudanças dignas de nota, a nova versão do Clonezilla Live usa como padrão -z9p (compressão zstd paralela) na interface do usuário em modo de texto ao salvar uma imagem de disco, substitui o pacote mlocate por plocate para localizar arquivos, adiciona suporte para o linux/initrd GRUB comandos para inicialização UEFI e implementa novas opções -ssnf e -iui na ferramenta ocs-live-feed-img.

Por último, mas não menos importante, o Clonezilla Live 3.1.1 atualiza o modo bt_restoredisk para restaurar imagens de disco para um nome de dispositivo diferente, adiciona suporte para mostrar o caminho do ID do disco nas informações do disco, adiciona a capacidade de escolher a NIC no modo de servidor lite quando vários existem placas de rede e adiciona novos pacotes, incluindo acpitool, ntfs2btrfs, zfsutils-linux e vim, no sistema ativo.

A ferramenta de implantação de disco baseada em ezio BitTorrent foi atualizada para a versão 2.0.5 e a ferramenta de teste de memória de código aberto Memtest86+ foi atualizada para a versão 6.20.

Nos bastidores, esta versão está sincronizada com os repositórios Debian Sid a partir de 2 de novembro de 2023.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Clonezilla Live 3.1.1

A imagem ISO do Clonezilla Live 3.1.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Há imagens ISO live para arquiteturas de 64 bits e 32 bits (incluindo PAE) que inicializam e executam completamente de uma unidade flash USB. Uma edição alternativa baseada na distribuição Ubuntu 21.10 (Impish Indri) também está disponível para download.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

 

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.