Clonezilla Live 3.1 lançado com Memtest86+ 6.10, e muito mais

Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 3.1. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.

Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.

Agora, o mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou a disponibilidade do Clonezilla Live 3.1.

Novidades do Clonezilla Live 3.1

Clonezilla Live 3.1 lançado com Memtest86+ 6.10, e muito mais
Clonezilla Live 3.1 lançado com Memtest86+ 6.10, e muito mais

Sincronizado com o repositório Debian Sid desde 26 de abril de 2023 e alimentado pelo kernel Linux 6.1.25 LTS, o lançamento do Clonezilla Live 3.1 está aqui para apresentar duas novas ferramentas, ou seja, dvtm (gerenciador de terminal virtual dinâmico) e dtach, um programa que emula o recurso de separação da tela.

O Clonezilla Live 3.1 também apresenta uma nova opção “-K” (--ignoreactivationskip) ao comando vgchange para permitir que ele lide com instantâneos, adiciona suporte para arquiteturas x86 no script makeboot.sh e trata os desenvolvedores de blocos que contêm um sistema de arquivos em a imagem ao restaurar como uma partição.

Vários componentes têm novas versões nesta versão, como EZIO 2.0.1-1, uma ferramenta para clonagem/implantação rápida de imagem de disco de servidor na rede local, e Memtest86+ 6.10, a popular ferramenta de teste de memória de código aberto.

Além disso, várias melhorias foram adicionadas ao suporte RAID falso/firmware, bem como às funções check_if_disk_busy e is_partition de ocs-functions, e os scripts ocs-onthefly e ocs-sr foram atualizados para que os dispositivos listem o mecanismo de cache está sempre desabilitado se /dev/md* existir, enquanto ocs-sr agora lista o disco e a partição na interface em modo texto.

Para completar, alguns bugs que estavam presentes no Clonezilla Live 3.0.3 e versões anteriores também foram corrigidos, incluindo opções de diálogo inválidas para a opção -p, “parada” extra nos parâmetros ao parar o servidor lighttpd, um erro de sintaxe sobre o tamanho quando o dd imagem é convertida por ocs-cvtimg-comp e um problema com o cache da lista de dispositivos que não foi desabilitado corretamente.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Clonezilla Live 3.1

A imagem ISO do Clonezilla Live 3.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Há imagens ISO live para arquiteturas de 64 bits e 32 bits (incluindo PAE) que inicializam e executam completamente de uma unidade flash USB. Uma edição alternativa baseada na distribuição Ubuntu 21.10 (Impish Indri) também está disponível para download.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

 

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.