Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux

Se você não está satisfeito com os jogos para Linux do Steam, veja como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux, e multiplique suas opções.

A Valve fez grandes esforços e contribuiu com muitas ferramentas e bibliotecas para trazer entretenimento ao Linux.

Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux

Uma década atrás, se você dissesse que era um gamer e usasse o Linux para isso, eles poderiam pensar que você era louco, por causa do baixo número de jogos e da baixa qualidade que eles tinham.

Mas agora eles brotaram e já contam milhares, até superando os do macOS em número e, claro, a qualidade agora é espetacular.

Um dos projetos mais recentes da Valve foi o Steam Play, um cliente a partir do qual os jogos de jogo do Linux. Esse recurso também fornece serviços como atualização automática de jogos aos usuários

Para alcançar seu objetivo de levar os jogos a todas as plataformas eles também conseguiram integrar o Wine (uma camada de compatibilidade Windows para Linux) no Steam Play sob o nome Proton.

Com isso, você não apenas pode jogar games nativos, mas também pode reproduzir todos os jogos nativos do Windows adicionados à lista.

Se você quer saber como funciona, a verdade é que a Valve tem um banco de dados chamado ProtonDB com todos os títulos disponíveis no seu cliente Windows.

Você pode ver todos os títulos com os quais você pode jogar a partir do Linux. As categorias de acordo com a funcionalidade são Platinum, Gold, Silver, Bronze e Broken.

Se um jogo é Platinum, você pode jogar sem problemas no Linux, Gold vai funcionar muito bem, mas você pode precisar de alguns ajusts, Silver funciona bem com alguns pequenos problemas, Bronze pode ter problemas um pouco maiores e Broken não funciona (obviamente).

Além disso, se você está se perguntando se você pode adicionar títulos de jogos de vídeo ao Steam Play que não são da loja Steam da Valve, como o GoG, etc., você deve saber que também é possível.

Com o Proton você não deve se preocupar, pois não é algo que tenhamos que lidar diretamente. Você vai trabalhar com o cliente Steam da Valve como de costume, mas integrando este projeto para o cliente, ele permitirá que você jogue games que anteriormente só poderia rodar no Windows.

Proton, basicamente é uma camada de compatibilidade desenvolvida pela Valve e pelo open source para rodar jogos do Windows no Linux.

Ele stá incluído no cliente Steam Linux por padrão, com uma grande lista de títulos disponíveis.

O Proton não foi criado do zero, mas eles usaram o Wine como base.

O que acontece é que a Valve tem melhorado a referida base pela adição de componentes adicionais, tais como DXVK, ou seja, uma biblioteca que traduz as instruções Direct3D gráficos API chama Vulkan na mosca.

Isso dá aos jogos o poder dessa nova API de código aberto de que tanto falamos.

Se você quiser ver e estudar o código fonte do DXVK, você pode fazê-lo na sua página dele no GitHub, e você também pode fazer o mesmo com o código-fonte do Proton.

Isso fez com que, se já houvesse milhares de títulos de qualidade para jogar nativamente no Linux, agora muitos outros são adicionados à lista para melhorar ainda mais o jogo no Linux.

Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows Linux

Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distribuição Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).

Então, para ativar o Proton para jogar jogos do Windows Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Caso ainda não tenha instalado, instale o cliente Steam na sua distro;
Como instalar o cliente Steam no Linux com Linux Steam Integration
Como instalar o cliente Steam for Windows com Wine no Linux via Snap
Como instalar o cliente Steam no Linux via Flatpak
Como instalar o cliente Steam no Ubuntu e derivados
Passo 2. Execute o Steam e, em seguida, clique no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).
Passo 3. Nas opções que aparecem no lado esquerdo, a seção ‘Account’ (Conta) e, em seguida, clicar em CHANGES (mudanças). Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).
Passo 4 Selecione Steam Beta Update, aceite e baixe todos os novos recursos e o cliente será reiniciado.
Passo 5. Agora, na lista de configurações, aparecerá uma opção do Steam Play onde você deve ir.
Lá você ativa o Steam Play para títulos suportados e o Steam Play para todos os títulos e aceita.
Passo 6. Depois, você pode voltar para a tela principal e encontrar os títulos que deseja obter
O resto dos passos é o mesmo que você faria no Steam para qualquer jogo.

E está pronto! Comece a jogar e divirta-se!

Sair da versão mobile