Como instalar o cliente de bate papo CoyIM no Linux

Como instalar o cliente de bate papo CoyIM no Linux
Como instalar o cliente de bate papo CoyIM no Linux

Se você está procurando por um cliente XMPP Jabber com foco em segurança e proteção, conheça e veja como instalar o cliente de bate papo CoyIM no Linux.

CoyIM é um novo cliente de chat que é seguro e protegido por padrão: nenhuma configuração para alterar, nenhum plug-in para instalar, nenhuma configuração de computador para alterar.

Como instalar o cliente de bate papo CoyIM no Linux

CoyIM é um cliente GTK+ de código aberto gratuito que se concentra em proteção e segurança. Ele é escrito na linguagem de programação Go com o framework GTK+. Esse cliente funciona em Linux, Windows e Mac OS, e possui suporte integrado para Tor, OTR e TLS.

O suporte Tor permite que os usuários se tornem anônimos durante o bate-papo, o OTR torna possível a criptografia de ponta a ponta da comunicação e o TLS adiciona outra camada de criptografia para a comunicação com os servidores de bate-papo.

Confira abaixo os recursos do CoyIM:

  • Suporte do OTR mais recente.
  • Detecção de Tor (se instalado) e conexão através dele.
  • Uso do Tor Onion Service para um servidor conhecido.
  • Use circuitos Tor separados para cada conta.
  • Insira atrasos aleatórios antes de conectar cada conta.
  • Pesquisa SRV para o servidor no Tor, se disponível.
  • Importe do Pidgin, Adium, Gajim ou cliente xmpp.
  • Salve todas as suas configurações em um arquivo criptografado.

Como instalar o cliente de bate papo CoyIM no Linux

Para Ubuntu 18.04 e Ubuntu 20.04, você pode simplesmente instalar o aplicativo de bate-papo dos repositórios do universe executando o comando no terminal:

sudo apt install coyim

Para a versão mais recente, bem como os pacotes do Windows/Mac OS, vá para a página oficial de download e baixo o arquivo de instalação:

O pacote Linux é um único arquivo executável. Basta adicionar a permissão executável por meio da caixa de diálogo Propriedades > Permissões do arquivo e executá-lo para iniciar o software.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile