Como instalar o cliente Google Drive VGrive no Ubuntu, Mint, Debian e derivados

Se você quer usar o serviço de armazenamento na nuvem do Google no Linux, conheça e veja como instalar o cliente Google Drive VGrive no Ubuntu, Mint, Debian e derivados.

Como o Google não fornece um oficial, não faltam clientes não oficiais do Google Drive para Linux. Alguns, como o InSync 3, são softwares pagos, outros, como o ODrive, são de código aberto e de uso gratuito.

Como instalar o cliente Google Drive VGrive no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Como instalar o cliente Google Drive VGrive no Ubuntu, Mint, Debian e derivados

Mas todos eles fazem mais ou menos a mesma coisa: sincronize arquivos de e para o Google Drive na sua máquina Linux, com o mínimo de barulho possível.

Agora, surgiu um novo cliente do Google Drive para desktop Linux construído em Vala.

Chama-se VGrive e, embora seja “projetado para o SO básico” – ou seja, você deve esperar que funcione bem nessa distribuição, pode parecer terrível fora dela – o autor do aplicativo fornece um instalador para Ubuntu, Linux Mint e outras distribuições.

O VGrive (embora referido como “egrive” na interface do usuário) é apresentado como um cliente do Google Drive (back-end e front-end) que oferece uma “GUI limpa e minimalista”.

Diz-se que ele detecta automaticamente alterações nos arquivos locais e remotos, de modo que somente sincronize os arquivos quando necessário.

Como qualquer bom aplicativo de armazenamento em nuvem, o VGrive também permite que você escolha a pasta local exata para sincronizar seus arquivos na nuvem.

Isso é útil se você deseja sincronizar seus arquivos com um dispositivo removível ou outro local exótico no seu sistema.

No entanto, existem algumas desvantagens em relação a outros métodos comparáveis.

Em primeiro lugar, o VGrive não se “integra” ao gerenciador de arquivos Nautilus usado no Ubuntu, nem ao Nemo (Linux Mint), Caja (Ubuntu MATE) e outros.

Em segundo lugar, como mencionado, o aplicativo foi “projetado” para o sistema operacional elementar. Isso é ótimo se você é um usuário básico do sistema operacional, menos se estiver em uma área de trabalho ou distribuição Linux mais amplamente usada como o Ubuntu.

Não há, no meu entender, um applet de “bandeja do sistema” para esta ferramenta. Isso pode significar que o aplicativo não sincroniza se você fechar a janela principal.

O VGrive é um software de código aberto gratuito, cujo código fonte está hospedado no Github.

Usuários elementares do SO podem instalar o Vgrive no SO elementar a partir do “App Center”.

Os usuários das distribuições baseadas no Ubuntu e no Ubuntu (como Linux Mint) não são ‘oficialmente suportados’, mas podem usar o pacote fornecido no Github para instalar o aplicativo nesses sistemas, seguindo o passo a passo abaixo:

Como instalar o cliente Google Drive VGrive no Ubuntu, Mint, Debian e derivados

Quem quiser instalar o cliente Google Drive VGrive no Ubuntu, Mint, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome vgrive.deb:

wget https://github.com/bcedu/VGrive/releases/download/1.6.0/com.github.bcedu.vgrive_1.6.0_amd64.deb -O vgrive.deb

Passo 4. Agora instale o programa com os comandos abaixo:

sudo dpkg -i vgrive.deb
sudo apt-get install -f

Passo 5. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install ./vgrive.deb

Passo 6. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove vgrive*

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite vgrive ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Depois, para desinstalar o cliente Google Drive VGrive via Snap, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove vgrive*
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO