Como instalar o Kernel 5.7 no Debian 10 e derivados

Como instalar o Kernel 5.7 no Debian 10 e derivados
Como instalar o Kernel 5.7 no Debian 10 e derivados

Se você quer usar uma versão recente do kernel Linux no sistema operacional universal, veja como instalar o Kernel 5.7 no Debian 10 e derivados.

O Debian é uma das distribuições mais sólidas e estáveis ​​que existe, mas isso tem um preço, o sistema costuma oferecer pacotes antigos. E um deles é o kernel Linux.

Atualmente, se você deseja instalar o Debian 10, você terá que instalar a versão 4.19 e este é um problema para o hardware recente. Um caso disso são os processadores Ryzen da AMD que, com cada nova versão do kernel, viram uma melhoria no desempenho e suporte.

Portanto, se você instalar o Debian 10 e seu hardware for recente, é uma boa ideia fazer uma atualização do kernel.

Nesse sentido, o kernel 5.7 é suportado pela equipe do Debian. Isso garante uma instalação fácil e segura. Além disso, este kernel é frequentemente corrigido pela equipe do Debian trazendo ainda mais estabilidade.

Como instalar o Kernel 5.7 no Debian 10 e derivados

Como instalar o Kernel 5.7 no Debian 10 e derivados

Podemos simplesmente escolher compilar o kernel nós mesmos, mas essa prática não é boa se quisermos um sistema com suporte. Isso faz com que cada vez que uma nova versão seja lançada, tenhamos que repetir o processo, o que não é tão bom.

Felizmente, o Debian suporta versões mais recentes do kernel, por meio do repositório backports que adiciona pacotes estáveis ​​e mais atualizados ao buster.

Então, para instalar o Kernel 5.7 no Debian 10 e derivados e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Primeiramente, ative o repositório do kernel, para isso, edite o arquivo do repositório do sistema com esse comando;

sudo nano /etc/apt/sources.list

Passo 3. E adicione o repositório backports, simplesmente acresentando esta linha no final do arquivo;

deb https://deb.debian.org/debian buster-backports main contrib non-free

Passo 4. Em seguida, atualize o APT para aplicar o novo repositório;

sudo apt update

Passo 4. O repositório de backports do Debian não é habilitado automaticamente. Isto é por razões de segurança. Portanto, para instalar um pacote a partir daí, você deve manifestá-lo explicitamente. Portanto, para instalar o Linux Kernel 5.7 execute o seguinte comando;

sudo apt install -t buster-backports linux-image-5.7.0-0.bpo.2-amd64 linux-headers-5.7.0-0.bpo.2-amd64

Passo 4. Em seguida, reinicie o sistema;

sudo reboot

Passo 4. Depois de reiniciar, abra um terminal e verifique a versão atualizada do kernel;

uname -r

Pronto! O kernel está instalado corretamente e está ativo no seu sistema. Agora você pode usar o hardware recente de uma maneira melhor no Debian 10.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Debian, Linux, Não categorizado, Notícias, Open Source, Software livre, Tutorial Marcado com , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile