Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Como instalar o PostgreSQL 9.2 no Ubuntu 13.04 Server

Quem usa o Ubuntu e precisa de um banco de dados poderoso e confiável, o PostgreSQL é uma ótima opção. Por isso, hoje iremos ver como instalar a aversão 9.2 no Ubuntu Server.

PostgreSQL é um poderoso sistema de banco de dados de código aberto. Ele tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura comprovada que lhe deu uma forte reputação de confiabilidade, integridade de dados e correção. Ele funciona em todos os principais sistemas operacionais, incluindo Linux, UNIX (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e Windows. É totalmente compatível com ACID, tem suporte total para as chaves estrangeiras, joins, views, triggers e procedimentos armazenados (em vários idiomas). Ele inclui mais SQL: 2008 tipos de dados, incluindo INTEGER, NUMERIC, BOOLEAN, CHAR, VARCHAR, DATE, INTERVAL, e TIMESTAMP. Ele também suporta o armazenamento de grandes objetos binários, incluindo imagens, sons ou vídeo. Possui interfaces nativas de programação para C / C + +, Java,. Net, Perl, Python, Ruby, Tcl, ODBC, entre outros.

Instalando o PostgreSQL 9.2 no Ubuntu 13.04 server

Passo 1. Abra um terminal;

Passo 2. Crie o arquivo pgdg.list e adicione um repositório nele com o seguinte comando:

sudo sh -c "echo  'deb http://apt.postgresql.org/pub/repos/apt/ precise-pgdg main' >> /etc/apt/sources.list.d/pgdg.list"

Passo 3. Adicione a chave GPG com o comando:

wget --quiet -O - http://apt.postgresql.org/pub/repos/apt/ACCC4CF8.asc | sudo apt-key add -

Passo 4. Atualize a lista de fonte

sudo apt-get update

Passo 5. Instale o PostgreSQL

sudo apt-get install postgresql-common -t raring
sudo apt-get install postgresql-9.2

Passo 6. Verifique a versão do PostgreSQL usando o seguinte comando:

psql --version

Embora não seja o foco de um servidor de banco de dados, o procedimento acima também funciona na versão desktop do Ubuntu.

Depois de instalar e testar, não esqueça de dizer como foi sua experiência escrevendo um comentário.

Sair da versão mobile