Confira as novidades do Ubuntu Kylin 23.10

E foi lançado o Ubuntu Kylin 23.10 com UKUI, kernel 6.5, e muito mais. Confira as novidades do Ubuntu Kylin 23.10 e veja onde baixar a distro.

Ubuntu Kylin é um sabor oficial do Ubuntu cujo objetivo principal é criar uma variante do Ubuntu otimizada para usuários chineses (usando o sistema de escrita chinês simplificado), embora também suporte outros idiomas.

A área de trabalho padrão é chamada de UKUI (Ubuntu Kylin User Interface), que é baseada na área de trabalho MATE e desenvolvida com o kit de ferramentas Qt. UKUI se esforça para aderir ao conceito de design amigável e simples.

A distribuição também inclui mais de 20 aplicativos desenvolvidos internamente, incluindo Kylin Assistant, Kylin Video, Kylin Screenshots e Software Center.

Agora, a equipe do Ubuntu Kylin lançou a versão 23.10 de sua distribuição.

Confira as novidades do Ubuntu Kylin 23.10

Confira as novidades do Ubuntu Kylin 23.10
Confira as novidades do Ubuntu Kylin 23.10

Sim. A equipe Ubuntu Kylin anunciou o lançamento do sistema operacional de código aberto Ubuntu Kylin, versão 23.10.

Como uma versão de suporte de curto prazo, o Ubuntu Kylin 23.10 vem com o kernel Linux 6.5 por padrão e atualizou de forma abrangente uma série de bibliotecas de sistema, subsistemas e software principal.

Esta versão é usada principalmente para fornecer aos desenvolvedores uma plataforma de desenvolvimento e teste.

Recursos: ‘Topology Aware Register e PM Capsule Interface’ da Intel (interface que fornece melhores recursos de gerenciamento de energia); extensão de permissão-indireção arm64 (tecnologia para definir permissões especiais de memória); RISC-V agora suporta ACPI; a arquitetura Loongarch agora suporta multithreading simultâneo (SMT); suporte para memória não aceita (protocolo pelo qual sistemas convidados seguros aceitam memória alocada pelo host).

Por fim, o sistema traz uma atualização abrangente das bibliotecas básicas: Python 3.11; Binutils 2.40; Ruby 3.1; golang 1.20; glibc 2.37; GCC 13; LLVM 16.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Como o Ubuntu 23.10 não é um lançamento LTS (Long Term Support), ele só será oficialmente suportado com correções de bugs e outras atualizações de software por 9 meses após o lançamento (ou cerca de 3 meses após o lançamento da próxima versão do Ubuntu).

Os usuários que procuram algo um pouco mais estável podem conferir o Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish, que deve ser suportado pelo menos até abril de 2027 e com suporte estendido disponível para assinantes do Ubuntu Pro, até abril de 2032).

Para mais detalhes, a nota de lançamento do Ubuntu 23.10 podem ser encontrada nesse endereço:
Notas de lançamento do Ubuntu

Para um breve resumo das novidades dessa e de outras variantes do Ubuntu, consulte esse outro artigo:
Confira as novidades dos sabores oficiais do Ubuntu 23.10

Depois de instalar, confira algumas dicas para melhorar o sistema, lendo o tutorial abaixo:
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 23.10

Baixe e confira as novidades do Ubuntu Kylin 23.10

Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo: Como atualizar para o Ubuntu 23.10 via terminal (server e desktop)

Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO Ubuntu Kylin 23.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.