Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Confira os recursos do ambiente de desktop KDE Plasma 5.20

Se você está curioso sobre o que vem por aí na próxima versão do KDE, confira os recursos do ambiente de desktop KDE Plasma 5.20.

Enquanto alguns de nós desfrutamos dos muitos novos recursos e melhorias do ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.19, o Projeto KDE já está trabalhando na próxima versão principal, a área de trabalho do Plasma 5.20.

Como de costume, o desenvolvedor do KDE, Nate Graham, está nos mantendo atualizados sobre o que está acontecendo no mundo do plasma, e parece que o ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.20 já está se preparando para ser um ótimo lançamento com muitas novas adições, além de inúmeras correções e melhorias.

Confira os recursos do ambiente de desktop KDE Plasma 5.20

Confira os recursos do ambiente de desktop KDE Plasma 5.20

Os novos recursos mais proeminentes incluídos até agora no Plasma 5.20 incluem um novo gerenciador de tarefas somente para ícones como layout padrão do Plasma mais moderno e fácil de usar, suporte para colar com o botão do meio no Wayland, página reescrita Usuários das Configurações do Sistema e também a capacidade de desconectar telas em Wayland.

O notificador Free Space retorna ao Plasma 5.20 como uma notificação crítica e monitorando o suporte do sistema de arquivos raiz.

Além disso, agora é possível ajustar o equilíbrio de elementos individuais de seus alto-falantes e realizar mais pesquisas particulares usando os atalhos da Web do KRunner.

O Plasma 5.20 também facilitará o ajuste da espessura do painel, tornará a visualização expandida da bandeja do sistema de itens ocultos mais amigável ao toque com uma nova visualização em grade, funcionará melhor em telas ultra-wide 21: 9 e permitirá que os usuários coloquem mais rapidamente uma janela para um canto através de um atalho lado a lado com duas arestas, como Meta + Seta para a direita e Meta + Seta para cima.

A entrada e saída do modo Não perturbe é mais rápida no Plasma 5.20, graças a uma ação do botão do meio no ícone Notificações da bandeja do sistema, você pode finalmente visualizar os papéis de parede “Imagem do dia” na tela de bloqueio e agora existe um configurável pelo usuário configuração de zoom para o widget Navegador da Web.

O Plasma 5.20 também deve ter um desempenho melhor em sistemas low-end, tornando os arquivos e pastas da área de trabalho sempre visíveis, não solicita mais a senha do Wi-Fi aos usuários duas vezes ao inseri-la no miniaplicativo PlasmaNetworkmanager, não exibe mais o painel Plasma na parte superior da tela inteira aplicativos e visualizações no Wayland e permite que os usuários definam explicitamente o tamanho dos ícones da bandeja do sistema.

Entre outras mudanças dignas de nota, o banco de dados de atividades recebeu mecanismos de backup e auto-reparo para corrigir favoritos corrompidos e itens recentes, você não pode mais visualizar documentos recentes nos resultados de pesquisa do KRunner se eles foram acessados ​​em Atividades particulares, e há um suporte melhor para o Flatpak apps.

Há um novo gesto do Meta + click para mover janelas, para que não entre em conflito com o Blender, Inkscape ou Krita, mas os usuários podem alterá-lo novamente para Alt + click se não usarem esses aplicativos.

O gerenciador de arquivos Dolphin agora mostra corretamente a quantidade de espaço livre na barra de status ao usar a área de desktop:/ URL e lida melhor com o arrastamento de arquivos.

O miniaplicativo Bateria e brilho agora mostra quais aplicativos estão impedindo o bloqueio do sono e da tela e permite que você tome medidas contra ele, há uma configuração mais granular da aceleração do ponteiro do touchpad e a animação ao alterar o brilho da tela agora é muito mais suave.

O recurso de documentos recentes do KRunner agora é mais consistente e relevante e sua janela agora é exibida corretamente no Wayland ao usar um painel superior.

Além disso, os itens da bandeja do sistema agora respeitam a lei de Fitts e o applet de áudio Plasma e a página Configurações do sistema agora filtram os dispositivos de áudio não utilizados por padrão.

Aprimoramentos menores também estão presentes nas guias de estilo do Breeze para torná-los mais consistentes com a altura dos botões e campos de texto, os títulos e cabeçalhos das seções, o comportamento de passar o mouse do miniaplicativo Global Menu, o rótulo “Still looking” do Discover e o volume e OSDs de brilho, que agora são mais compactos e mostram a porcentagem.

O mesmo vale para o layout da janela pop-up do widget Relógio Digital, que foi refinada e simplificada, a janela Atalhos da Web, que agora tem o mesmo tamanho quando é aberta na página KRunner de Configurações do Sistema e as sombras das janelas pop-up nos aplicativos GTK3 ao usar o tema Breeze GTK, que agora corresponde aos aplicativos baseados em Qt.

Enquanto o ambiente de desktop Plasma 5.20 estará disponível para testes beta públicos em 17 de setembro, a versão final deverá atingir os repositórios estáveis ​​das distribuições Linux mais populares em meados de outubro. O plasma 5.20 será suportado até janeiro de 2021.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo