Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Conheça o Connected Home over IP um padrão aberto para dispositivos domésticos inteligentes

Conheça o Connected Home over IP um padrão aberto para dispositivos domésticos inteligentes,e no futuro, poderá tornar real a casa inteligente.

Já imaginou todos os seus dispositivos domésticos integrados e funcionando em conjuntto? Pois bem, isso pode se torna realidade em breve.

Conheça o Connected Home over IP um padrão aberto para dispositivos domésticos inteligentes

Amazon, Apple, Google e Zigbee organizaram um projeto conjunto chamado “Connected Home over IP”, que visa desenvolver um único padrão aberto baseado no protocolo IP projetado para organizar a interação de dispositivos domésticos inteligentes.

Conheça o Connected Home over IP um padrão aberto para dispositivos domésticos inteligentes

O projeto será supervisionado por um grupo de trabalho independente criado sob os auspícios da Zigbee Alliance e não relacionado ao desenvolvimento do protocolo Zigbee 3.0/Pro.

Ao desenvolver o padrão, as tecnologias usadas nos produtos atuais da Amazon, Apple, Google e outros membros da aliança Zigbee serão levadas em consideração.

Será fornecido suporte para um padrão universal comum que não esteja vinculado às decisões de um determinado fabricante em futuros modelos de dispositivos das empresas envolvidas no projeto.

A IKEA, Legrand, NXP Semiconductors, Resideo, Samsung SmartThings, Schneider Electric, Signify (anteriormente Philips Lighting), Silicon Labs, Somfy e Wulian também anunciaram sua disponibilidade para ingressar no grupo de trabalho.

Graças ao futuro padrão, os desenvolvedores poderão criar aplicativos de controle doméstico inteligentes que funcionam em equipamentos com vários fabricantes e são compatíveis com várias plataformas, incluindo Google Assistant, Amazon Alexa e Apple Siri.

A primeira especificação cobrirá o trabalho, além de baixa energia Wi-Fi e Bluetooth, mas outras tecnologias, como Thread, Ethernet, redes celulares e canais de banda larga, também podem ser compatíveis.

O Google transferiu dois de seus projetos abertos para uso no grupo de trabalho Connected Home over IP: um deles é o OpenWeave e o outro é o OpenThread, que já são usados ​​em produtos para o Smart home e usam o protocolo IP para comunicação .


O projeto facilitará a comunicação por meio de dispositivos domésticos inteligentes, aplicativos móveis e serviços em nuvem, enquanto define “um conjunto específico de tecnologias de rede baseadas em IP para certificação de dispositivos”.

Como tal, as empresas afirmam que os dispositivos compatíveis devem suportar pelo menos uma tecnologia (mas não necessariamente todas) para que sejam compatíveis.

Com uma abordagem de código aberto, o grupo de trabalho planeja alavancar as tecnologias existentes para o Smart Home, incluindo o Alexa Smart Home da Amazon, o HomeKit da Apple, o Weave do Google e os modelos de dados Dotdot da Zigbee Alliance para lançar o protocolo no mercado mais rápido.

Espera-se que a decisão de aproveitar essas tecnologias acelere o desenvolvimento do protocolo e forneça benefícios aos fabricantes e consumidores mais rapidamente.

Como o objetivo do projeto é criar um padrão de conectividade universal, com foco no IP, a base da Internet é uma opção óbvia.

Ao adotar o IP, os quatro principais atores deste projeto selecionaram uma base sólida sobre a qual construir seu novo padrão de conectividade.

E com o aumento da segurança da rede como objetivo principal, o grupo de trabalho também terá acesso a uma série de metodologias de segurança desenvolvidas para IP.

A implementação de referência do novo protocolo universal proposto no futuro padrão será desenvolvida no GitHub como um projeto aberto, cuja primeira versão é esperada para o final de 2020.

Se você quiser saber mais sobre o projeto Connected Home over IP, pode verificar os detalhes no site oficial.

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sair da versão mobile