Conheça o GNU Taler, a alternativa ao Bitcoin proposta por Richard Stallman

Conheça o GNU Taler, a alternativa ao Bitcoin proposta por Richard Stallman
Conheça o GNU Taler, a alternativa ao Bitcoin proposta por Richard Stallman

Conheça o GNU Taler, a alternativa ao Bitcoin proposta por Richard Stallman que poderá ser o sistema de pagamentos mais anonimo do mundo.

Muitas pessoas não confiam muito no Bitcoin, pois ela simplesmente não as faz sentir confiante. É uma impressão pessoal que deve ter algo a ver com o desconhecido ou com o novo, mesmo que seja novo para si mesmo.

Ninguém sabe se essa impressão vai mudar no futuro, mas se mudar, vai mudar com algo como GNU Taler, “uma alternativa”, entre aspas, proposta por Richard Stallan, que é o criador do GNU e da GPL, algo que deveria seja familiar a todos os leitores deste site.

Conheça o GNU Taler, a alternativa ao Bitcoin proposta por Richard Stallman

Conheça o GNU Taler, a alternativa ao Bitcoin proposta por Richard Stallman

Mas o que é GNU Taler? Ao contrário do Bitcoin, GNU Taler não é uma criptomoeda, mas um sistema de pagamento projetado para ser usado para fazer pagamentos anônimos a empresas.

Para isso, o pagador utiliza uma assinatura ou ficha, necessária a cada compra para obter dinheiro do sistema. Com isso explicado, é uma alternativa ao Bitcoin? Só se pensarmos na parte em que pagamos, e será mais seguro.

GNU Taler não é uma moeda

Stallam diz que “você pode usar sua conta bancária para obter tokens Taler e gastá-los e quem quer que receba o dinheiro não saberá quem os pagou”.

Isso lembra um pouco o uso que algumas pessoas desconfiadas faziam (e certamente ainda fazem) para fazer compras online: colocar dinheiro em um cartão especial com pouco dinheiro que eles usam apenas para fazer compras online.

Também lembra o PayPal, onde apenas damos um e-mail para efetuar pagamentos por meio de um intermediário. Ou Apple Pay, que também usa Tokens. A principal diferença desses sistemas é que o GNU Taler é completamente anônimo o tempo todo.

GNU Taler não é algo que todos possam usar neste momento, algo lógico considerando que não existe há muito tempo, mas a Comunidade Europeia parece interessada em apoiar o sistema de pagamentos e já fez testes que têm se saído muito bem.

Por que Taler?

Para privacidade. Stallam é um forte defensor da privacidade do usuário e acredita que os sistemas de pagamento digital são perigosos se não forem desenvolvidos para serem seguros.

Além disso, em países como a China nada é mantido em sigilo e Stallman prefere que os governos não estejam bisbilhotando as transações. Todos esses problemas desaparecem se usarmos o GNU Taler: ninguém sabe quem pagou o quê, mas o pagamento foi feito. Você vai confiar nele?

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Não categorizado, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile