Conheça o Mobian, a adaptação do Debian para dispositivos móveis

Conheça o Mobian, a adaptação do Debian para dispositivos móveis
Conheça o Mobian, a adaptação do Debian para dispositivos móveis

Se você queria ter um verdadeiro Debian no seu smartphone, conheça e veja como instalar o Mobian, a adaptação do Debian para dispositivos móveis.

O Debian é um sistema universal porque está presente em diferentes computadores e arquiteturas tendo como base o mesmo projeto e pacotes. Mas apesar disso, ele ainda não está disponível para smrtphones. Ou melhor, não estava. Isso mudou com o projeto Mobian.

Mobian: um projeto de adaptação da Debian para dispositivos móveis

Conheça o Mobian, a adaptação do Debian para dispositivos móveis

Os desenvolvedores do projeto Mobian revelaram seu trabalho para criar uma versão do Debian para dispositivos móveis, na qual as compilações usam a base padrão de pacotes Debian, o conjunto de aplicativos GNOME e o shell do usuário Phosh (desenvolvido pela Purism para o smartphone Librem 5).

Por sua vez, o Phosh é baseado nas tecnologias GNOME (GTK, GSettings, DBus) e usa o servidor composto Phoc que roda sobre Wayland.

Até o momento, o Mobian se limitou até agora a criar montagens apenas para o smartphone “PinePhone”, distribuído pela comunidade Pine64, embora eles não descartem a possibilidade de adicionar outros modelos posteriormente.

O projeto destaca a inclusão de diferentes aplicativos oferecidos, incluindo o visualizador de imagens Eye of Gnome, o sistema de anotações GNOME ToDo, a interface para configurar os modems GSM/CDMA/UMTS/EVDO/LTE ModemManager, Catálogo de endereços de contatos do GNOME, gravador de som GNOME, configurador do GNOME Control Center, visualizador de documentos Evince, editor de texto gedit, gerenciador de instalação de aplicativos de software GNOME, Programa cliente de e-mail GNOME Geary, monitoramento de uso do fractal messenger (baseado no protocolo Matrix), interface de gerenciamento de chamadas (usando a pilha de telefone oFono).

Além disso, os planos de desenvolvedor da Mobian incluem a adição do MPD Client, programas para trabalhar com cartões, o cliente Spotify, programas para ouvir audiolivros, modo noturno, a capacidade de criptografar dados no disco, entre outras coisas.

Para a parte dos aplicativos que já estão disponíveis, é mencionado que eles são compilados com os patches do projeto Purism, cujo objetivo é melhorar a operação da interface em telas pequenas.

Como baixar e instalar o Mobian no Pine Phone

Finalmente, para quem possui um Pine Phone, basta obter a imagem do sistema na seção de download do site. Ou, se preferir, você pode obtê-lo diretamente nesse endereço.

Para extrair a imagem, eles podem fazer isso com qualquer aplicativo de sua preferência ou do terminal executando qualquer um dos seguintes comandos:
gunzip mobian-pinephone-YYYYMMDD.img.gz
ou
gzip -d mobian-pinephone-AAAAMMDD.img.gz

Depois que a imagem do sistema for obtida, ela deverá ser colocada dentro de um cartão SD ou diretamente no armazenamento interno do eMMC (embora a primeira opção seja a mais recomendada).

Para exibir a imagem do Mobian, o dispositivo conectado ao alvo deve ser identificado.

No pinephone, podemos encontrar a imagem nos seguintes caminhos: /dev/mmcblk0 para o cartão SD ou /dev/mmcblk2 para eMMC e o tamanho do eMMC deve ser 16 GB.

Por fim, você deve gravar (flashear) com o seguinte comando
sudo dd if=mobian-pinephone-YYYYMMDD.img of=/dev/mmcblkX

Depois disso, você poderá iniciar a partir do dispositivo e então começar a usar o novo sistema.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile