Conheça o Nextcloud Hub, uma alternativa ao Google Docs e Office 365

Conheça o Nextcloud Hub, uma alternativa ao Google Docs e Office 365
Conheça o Nextcloud Hub, uma alternativa ao Google Docs e Office 365

A Nextcloud lançou o Nextcloud Hub, uma alternativa ao Google Docs e Office 365 que é aberta. Confira os detalhes desse serviço.

Por anos, o Nextcloud estabeleceu o padrão para nuvens privadas de Infraestrutura como Serviço (IaaS). A Nextcloud oferece há muito tempo o Collabora Online Office, uma versão SaaS do pacote de escritório de código aberto do LibreOffice para seus clientes.

Conheça o Nextcloud Hub, uma alternativa ao Google Docs e Office 365

Agora, com o Nextcloud Hub de código aberto, ele está assumindo programas de escritório como software como serviço (SaaS), como Google Docs e Office 365.

Nextcloud Hub assume o Google Docs e o Office 365

Hub, no entanto, é um novo produto que combina o excelente sistema de arquivos em nuvem do Nextcloud, o Nextcloud Files, com o ONLYOFFICE da Ascensio System.

Juntos, eles são um conjunto completo de escritórios de produtividade com processamento de texto, planilhas, gerenciamento de documentos de software de apresentação, gerenciamento de projetos, gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), calendário e correio.

Esta suíte de escritório é compatível com os formatos MS Office e Open Document. Isso remove um dos principais obstáculos da mudança de um conjunto de escritórios para outro.

Ele também vem com o Nextcloud Talk. Este programa fornece chamadas de IM (mensageiro), compartilhamento de tela, videoconferência e protocolo de Voz sobre Internet (VoIP).

O Nextcloud afirma que o Talk fornece uma segurança melhor do que o Microsoft Teams ou Slack, já que seus dados permanecem em seus servidores em vez da nuvem de terceiros e são criptografados para maior proteção. Ele também suporta restrições de privacidade do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GFPR).

Além disso, inclui o Nextcloud Groupware. Este é um pacote de email, calendário e contato, que executa e armazena seus dados de comunicação em seus próprios servidores. Você pode usá-lo com uma interface da Web ou com integração nativa com iOS, Android, macOS, Windows, Linux, Outlook e Thunderbird.

Todos os três serviços fundamentais do Nextcloud vêm com melhorias.

Os arquivos agora vêm com áreas de trabalho. Isso permite adicionar contexto a pastas com notas e listas de tarefas. Agora também vem com o Flow, que facilita a automatização de tarefas repetitivas.

Por exemplo, quando um arquivo é adicionado a uma pasta específica, você pode criar um link compartilhado para ele, que seria enviado pelo Nextcloud Talk aos usuários apropriados.

O Nextcloud Talk agora vem com uma interface de usuário aprimorada. Inclui notificações de entrega de mensagens e melhor gerenciamento de grupo personalizado.

O Groupware Nextcloud aprimorou a recorrência avançada, visualização ocupada e reserva de recursos com a integração do Talk.

Por exemplo, você pode reservar facilmente salas de reunião virtuais ao planejar uma reunião.

O Mail 1.0 introduz a capacidade de extrair informações de viagens de itinerários enviados por email. Isso permite adicionar automaticamente dados de viagem ao calendário de um usuário.

Mas. por que entrar em concorrência com os gigantes do escritório on-line SaaS como Google e Microsoft? O fundador e CEO da Nextcloud, Frank Karlitschek, explicou:

“O mercado está solicitando uma alternativa local aos serviços de nuvem estrangeiros que protejam a soberania digital de seus usuários. O Nextcloud Hub é a primeira plataforma de colaboração completa, bem integrada e que pode ser hospedado na infraestrutura corporativa interna.”

Além disso, Karlitschek disse:

“A soberania de dados é um requisito essencial para muitos clientes ao usar serviços em nuvem para proteger segredos comerciais. Isso se aplica a clientes do setor público e do setor privado.”

E Achim Weiss, CEO da IONOS, a maior empresa de hospedagem na Europa, que oferece hospedagem Nextcloud Hub, acrescentou:

“Como fornecedores alemães, a IONOS e a Nextcloud garantem a seus usuários a soberania sobre seus dados – excluímos o acesso de terceiros, conforme permitido pelo US CLOUD Act. Nossa cooperação, portanto, oferece aos clientes Nextcloud a segurança jurídica de que precisam.”

Lev Bannov, fundador e CEO da ONLYOFFICE, também disse que:

“Estamos empolgados em levar nossa inovadora tecnologia de escritório para mais usuários Nextcloud. A integração mais próxima com a plataforma Nextcloud fornece uma solução completa para uso doméstico e permite que os usuários corporativos comecem e experimentem facilmente benefícios de uma colaboração eficiente de documentos.”

E Jos Poortvliet, diretor de marketing da Nextcloud, concluiu:

“Há uma demanda crescente por uma solução de colaboração em nuvem local que coloca o departamento de TI no controle. Ser forçado no cronograma de lançamento contínuo de um fornecedor de SaaS e sem integração real da infraestrutura está causando dores de cabeça em muitas organizações.”

A versão da comunidade do Nextcloud Hub é gratuita. Se precisar de suporte, fale com o Nextcloud ou uma empresa de hospedagem na web, como o IONOS, que suporta o Hub.

O preço do Nextcloud Enterprise começa em 3.400 Euros para 50 usuários por ano. O suporte premium, que inclui suporte telefônico 24/7, começa em 4.900 Euros para 50 usuários por ano.

O resultado final do Nextcloud Hub é que ele retorna o controle do escritório on-line para você e sua equipe a partir das grandes potências da nuvem.

Sim, isso significa mais trabalho para sua equipe de TI, mas qual você prefere? Controle seu destino de TI ou facilidade de uso e espera que seus dados estejam seguros? É a sua escolha.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Debian, Fedora, Linux, Linux Mint, Notícias, Open Source, openSUSE, Software livre, Ubuntu Marcado com , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile