Conheça Rocky Linux, um novo Fork RHEL do Criador Original do CentOS

Primeiro lançamento do Rocky Linux chegará após março de 2021
Primeiro lançamento do Rocky Linux chegará após março de 2021

Conheça Rocky Linux, um novo Fork RHEL do Criador Original do CentOS, o sistema que ser substituído pelo CentOS Stream em breve.

CentOS é um fork do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e, sem dúvida, uma escolha popular para implantar em servidores de produção por causa de sua estabilidade e compatibilidade sólidas.

Mas, agora com o CentOS Stream, a Red Hat acabou de matar o CentOS como o conhecemos.

E, como esperado, as pessoas começaram a usar o Red Hat para fornecer uma alternativa viável baseada na comunidade para o RHEL.

Caso você não saiba, deixe-me dar uma rápida visão geral.

CentOS foi um projeto voltado para a comunidade que foi a bifurcação do RHEL e atuou como um downstream para o Red Hat Enterprise Linux. Logo depois que a IBM adquiriu a Red Hat, uma distribuição CentOS Stream foi introduzida como upstream para o RHEL.

Agora, em um movimento chocante, o conselho administrativo do CentOS e a Red Hat anunciaram que mudarão seu foco (e investimentos) para o CentOS Stream em vez do CentOS Linux.

Então, com o CentOS Linux mudando de direção de um projeto downstream para uma plataforma upstream, quais são suas opções?

Você pode optar pelo openSUSE, Debian, Ubuntu ou talvez outro fork RHEL do criador original do CentOS?

Sim, é disso que se trata o Rocky Linux!

Conheça Rocky Linux, um novo Fork RHEL do Criador Original do CentOS

Conheça Rocky Linux, um novo Fork RHEL do Criador Original do CentOS

Gregory M. Kurtzer, que por acaso é o criador do CentOS Linux, não parece gostar da “mudança de direção” do CentOS Linux, anunciada oficialmente pela Red Hat.

É claro que, com o CentOS Linux sendo um upstream para o Red Hat Enterprise Linux em breve, muitos serão forçados a mudar para o SUSE ou Ubuntu Enterprise, mesmo que não gostem.

Nesse caso, o Rocky Linux pode ser o substituto perfeito para os usuários do CentOS Linux 7/8 após o término do suporte, se tudo der certo.

No momento, não temos nenhuma informação concreta sobre o Rocky Linux, mas você pode notar que uma página do GitHub foi criada por ninguém menos que o próprio Gergory:

Aqui está o que Kurtzer pretende com o Rocky Linux:

“Rocky Linux é um sistema operacional comunitário desenvolvido para ser 100% compatível com o Red Hat Enterprise Linux, agora que o CentOS mudou de direção.”

Agora que a comunidade CentOS está chateada e não feliz com a decisão da Red Hat, o Rocky Linux pode realmente fazer a diferença.

Não acredite apenas na minha palavra, você encontrará vários comentários no blog do CentOS e também uma petição para parar de destruir o CentOS Linux.

Ninguém queria que o CentOS fosse um upstream para o Red Hat Enterprise Linux e com a notícia do Rocky Linux pelo criador do CentOS Linux, a comunidade pôde testemunhar algo maior.

Felizmente, o Rocky Linux não acabará sendo adquirido por outra grande organização e cairá na armadilha “Abraçar, estender, extinguir”.

O que você acha? Deixe-me saber sua opinião nos comentários abaixo.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile