Conhecendo distribuições interessantes que podem ser úteis – CAINE

Hoje apresentarei para vocês mais uma distro voltada para área forense: CAINE
menu
CAINE (Computer Aided Investigative Environment ou Ambiente de Investigação Assistido por Computador) é uma distribuição italiana em formato live, que oferece um ambiente forense completo. Ela é organizada para integrar ferramentas de software existentes como módulos de software e para fornecer uma interface gráfica amigável.
Os principais objetivos do projeto que visa garantir Caine são os seguintes:

  • Um ambiente interoperável que suporta o investigador digital durante as quatro fases da investigação digital;
  • Uma interface gráfica amigável;
  • Uma compilação semi-automatizada do relatório final.

CAINE inclui scripts ativados com o navegador web Caja, projetado para fazer exame de arquivos alocados simples. Atualmente, os scripts podem capturar muitos bancos de dados, históricos de internet, registros do Windows, arquivos apagados, e extrair dados EXIF ​​de arquivos de texto para o exame fácil. A ferramenta Quick View automatiza esse processo, determinando o tipo de arquivo e renderiza com a ferramenta apropriada.

Para conhecer mais sobre essa distribuição, viste o site dela clicando nesse link. E para baixar e instalar, acesse essa página aqui.


Conheça outras distribuições interessantes e úteis


O que está sendo falado no blog hoje


Quer mais informações e dicas? Conheça também essas séries:


Compartilhe

Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Google+, Twitter e Facebook.


Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile