CopyQ 8 lançado com pacotes ARM64 para Debian e MacOS

Foi lançado o CopyQ 8 com pacotes ARM64 para Debian e MacOS, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.

CopyQ é um avançado gerenciador de área de transferência com recursos de edição e script, além de histórico pesquisável e editável, e com suporte para texto, HTML, imagens e qualquer outro formato personalizado.

Para ser um gerenciador avançado da área de transferência com recurso de edição e script, ele monitora a área de transferência do sistema e salva seu conteúdo em guias customizadas.

Depois, o conteúdo da área de transferência salva pode ser posteriormente copiada e colada diretamente em qualquer aplicativo.

Com esse programa você pode personalizar o menu da bandeja, salvar itens em abas ou árvore, navegar rapidamente através de itens, classificar itens, criar novo, editar, remover, copiar/colar para uma aba diferente, colar imediatamente para a janela focada a partir da bandeja ou da janela principal e ignorar o conteúdo copiado de algumas janelas ou contendo algum texto.

Agora, o projeto CopyQ lançou o CopyQ 8.

Novidades do CopyQ 8

CopyQ 8 lançado com pacotes ARM64 para Debian e MacOS
CopyQ 8 lançado com pacotes ARM64 para Debian e MacOS

A nova versão apresenta novos pacotes de compilação arm64 para MacOS, Debian e Raspberry Pi. Os pacotes para Windows e MacOS agora são baseados no framework Qt6.

Os pacotes do Windows de 64 bits agora instalam o aplicativo em “Arquivos de Programas” em vez do incorreto “Arquivos de Programas (X86)”. O usuário deve remover o caminho antigo após instalar a nova versão.

Para Linux, CopyQ 8.0.0 adiciona a opção cmake -DWITH_X11=OFF para desabilitar o suporte X11 e a opção build para desabilitar a inicialização automática, o que é útil para o pacote Flatpak que até agora não suporta esse recurso devido a um problema de permissão.

Por segurança, a versão também não permite o armazenamento e processamento de dados de gerenciadores de senhas, como KeePass, KeePassXC, 1Password e alguns navegadores em modo privado.

Outras alterações no CopyQ 8 incluem:

  • Aumente o limite do histórico para 100.000.
  • Permitir substituir a ativação do item usando paste().
  • Novas funções de script: onItemsAdded()onItemsRemoved()onItemsChanged()onItemsLoaded()onTabSelected().
  • Permitir o uso de Ctrl+C para copiar itens mesmo se a caixa de entrada de pesquisa estiver em foco, a menos que
    haja uma seleção.
  • Armazene itens de dados grandes em locais separados para menos uso de memória.
  • Mostrar atalhos globais no menu.

Para saber mais sobre essa versão do CopyQ, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o CopyQ

Para instalar a versão mais recente do CopyQ nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o gerenciador de área de transferência CopyQ no Linux
Como instalar o CopyQ no Ubuntu e sistemas derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.