Coreboot 24.02 lançado com mudança no formato da versão

E foi lançado o CoreBoot 24.02 com mudança no formato da versão, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).

O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.

Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.

Agora, os desenvolvedores do Coreboot estão lançando o Coreboot 24.02.

Novidades do CoreBoot 24.02

Coreboot 24.02 lançado com mudança no formato da versão
Coreboot 24.02 lançado com mudança no formato da versão

Sim. A edição de fevereiro do Coreboot 24.02 foi lançada recentemente e implementou grandes melhorias nas quais 111 desenvolvedores participaram e prepararam 814 mudanças.

Esta versão representa três meses de trabalho refinando a base de código do Coreboot, com foco na limpeza e melhorias de qualidade.

Sem dúvida, uma das novidades mais notáveis ​​​​desta versão que os seguidores do projeto puderam notar é a mudança no formato do número da versão, já que até a versão anterior o projeto utilizava um esquema de nome de versão incremental (4. xx),

Coreboot adotou agora um esquema de nomenclatura Year.Month.Sub-version e o próximo lançamento agendado para maio deste ano terá o número 24.05, com subversão 00 implícito. No caso de correções ou versões incrementais, serão adicionados valores como .01, .02 e assim por diante.

Esta nova versão do Coreboot 24.02 apresenta a eliminação completa do branch “master” do projeto Coreboot, com isso a partir desta versão trabalharemos no desenvolvimento de um novo branch denominado “main”.

Esta modificação foi feita em resposta à consideração de que a palavra “mestre” pode ser considerada politicamente incorreta, gerando indignação entre alguns ativistas.

Há cerca de 6 meses, o projeto migrou de ‘master’ para ‘main’ e, desde então, manteve as duas filiais sincronizadas para facilitar a transição. A partir desta versão, eles se livrarão completamente do branch master.

Em relação às mudanças de infraestrutura, o decodificador de imagens JPEG foi substituído por uma implementação na linguagem Wuffs (Wrangling Untrusted File Formats Safely).

Essa linguagem oferece segurança de memória, gera código C/C++ e é otimizada para criar analisadores, codificadores e decodificadores de formato de arquivo. A adoção de um decodificador JPEG seguro reduz a exposição do seu projeto a possíveis ataques, como o LogoFAIL.

Além das melhorias mencionadas, alterações adicionais foram feitas no boot do núcleo, incluindo uma renomeação dos Makefiles de .inc para .mk para melhor identificá-los, a adição de suporte para chips GD25LQ255E e IS25WP256D no SPI, adicionado o suporte para vários grupos de segmentos PCI em dispositivos, removeu o suporte para vários downlinks não utilizados em dispositivos, alterou o nome do barramento e link_list para upstream e downstream em dispositivos e atualizou arquivos de árvore de dispositivos para que as plataformas Modern Intel chipset.cb.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Corrigido erro de contagem de dias de fevereiro em ano bissexto, que fazia com que o RTC retornasse constantemente à data de construção de 29 de fevereiro de 2024.
  • Adicionadas estruturas de tabela de remapeamento Arm IO, representando a topologia IO de um sistema baseado em Arm.
  • Adicionado suporte PPTT, que gera tabelas de topologia de propriedades do processador (PPTT) em conformidade com a especificação ACPI 6.4.
  • Adicionado suporte para a tabela WDAT, estabelecendo as bases para a implementação da especificação da tabela ACPI WDAT (Watchdog Action Table).
  • suporte buildgcc para dispositivos Apple M1/M2
  • Substituiu o decodificador pela implementação de Wuffs, uma linguagem de programação segura para memória que lida com formatos de arquivo não confiáveis.
  • Suporte removido para vários downlinks não utilizados
  • crossgcc passou do GCC 11.4.0 para o GCC 13.2.0, o CMake foi atualizado da versão 3.26.4 para 3.27.7.
  • Componentes de carga útil atualizados baseados em GRUB 2.12 e Seabios 1.16.3.
  • Uprev para Kconfig do Linux 6.7.

Caso tenha interesse em saber mais sobre esta nova versão, você pode conferir os detalhes no seguinte endereço.

Como obter o CoreBoot

Aqueles interessados ​​em obter essa nova versão do CoreBoot, podem fazer isso na seção de downloads, localizada em seu site oficial do projeto.

Além disso, lá você também pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.