Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Coronavírus já está afetando o mercado de tecnologia

O que parecia uma possibilidade distante, já está acontecendo, pois aparentemente, o Coronavírus já está afetando o mercado de tecnologia.

Além das preocupações sobre a perda de vidas por causa do “Coronavírus” na China, também está sendo feito um esforço em todo o mundo para detectar oportunamente as pessoas que estavam em Wuhan ou tiveram contato com uma pessoa infectada.

Coronavírus já está afetando o mercado de tecnologia

E isso também está começando a gerar problemas no setor industrial, pois como muitos de vocês sabem, a China é um dos países que exporta muitos produtos para diferentes países, além disso, é também um país onde diferentes grandes empresas têm a suas fábricas de produção, como é o caso da Apple.

Coronavírus já está afetando o mercado de tecnologia

E é o medo de contágio entre os funcionários da fábrica que gerou problemas com as remessas, porque ainda há preocupações sobre um possível contágio que pode ser gerado pelo recebimento de produtos do país asiático (embora não tenha sido provado que isso possa acontecer).

Bem, de pequenos distribuidores que vendem produtos em sites populares, como Alibaba, AliExpress, Chinavasion, DealExtreme, etc. Até grandes empresas multinacionais foram afetadas porque, devido ao problema, muitos cancelamentos foram gerados pelos clientes e até pelos próprios distribuidores.

Tudo isso foi gerado pela falta de pessoal e pelo atraso na reabertura das fábricas atualmente fechadas, que começaram a mostrar uma redução na produção de peças eletrônicas.

Relatórios e informações on-line de analistas do setor indicam que várias fábricas que estão no epicentro da epidemia de coronavírus estão sofrendo atrasos na produção, o que deve afetar o fornecimento e o preço de muitos componentes .

Um desses produtos são as telas de LCD, já que pelo menos cinco fábricas em Wuhan foram fechadas para impedir a disseminação do coronavírus e, como resultado, está começando a gerar um aumento nos preços das telas, devido à redução da produção e disponibilidade do produto.

Tudo isso deve ter um efeito direto no preço dos painéis LCD e possivelmente também efeitos colaterais na fabricação de laptops.

Deve-se notar que até agora a Intel e a AMD não mencionaram os efeitos dos coronavírus em suas previsões, enquanto a Microsoft o fez com uma previsão mais alta do que o habitual para o segundo semestre.

Por outro lado, a Apple é outra empresa afetada pela epidemia de coronavírus, porque no sábado passado anunciou que fecharia todas as suas lojas oficiais, escritórios corporativos e centros de contato na China até 9 de fevereiro.

Desde que o surto de coronavírus foi declarado uma emergência mundial de saúde pública pela OMS e lançou a primeira quarentena obrigatória e forçou estrangeiros a não voltar da China.

A empresa começou fechando três lojas na China no início da semana passada, devido a preocupações com a propagação do vírus.

A Apple disse em comunicado:

“Como precaução e com base nos conselhos mais recentes dos principais especialistas em saúde, fecharemos todos os nossos escritórios, lojas e centros de contato na China continental até 9 de fevereiro.”

A empresa também disse que espera reabrir as lojas “o mais rápido possível”.

Além da Apple, outros varejistas estrangeiros, incluindo Starbucks Corp e McDonald’s Corp, se uniram para fechar temporariamente suas lojas por precaução.

Muitas outras empresas pediram a seus funcionários na China que trabalhassem em casa e parassem viagens de negócios não essenciais durante a primeira semana de fevereiro.

Por fim, espera-se um aumento de vários produtos, além de uma diminuição na importação e, acima de tudo, se esse problema continuar com a epidemia por mais tempo, isso terá um grande impacto não apenas na escassez, mas também muitas empresas poderão começar a pensar em uma descentralização da produção de seus produtos na china.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo