Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados

Se você tentou adicionar um PPA no sistema e deu de cara com um erro, veja como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados.

Os repositórios PPA (Personal Package Archives) são um recurso importante. Eles servem principalmente para acrescentar mais opções de programas ao Ubuntu e seus derivado.

Esse tipo de repositório são servidores disponíveis na internet onde se encontram programas que não estão nos repositórios oficiais da sua distro.

Como corrigir o erro 'add-apt-repository not found' no Ubuntu e derivados
Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados

Na prática, um PPA é uma URL web de um repositório pessoal. O repositório é uma coleção de arquivos que contém informações sobre vários softwares, suas versões e alguns outros detalhes, como a soma de verificação. Cada versão do Ubuntu tem seu próprio conjunto oficial de quatro repositórios.

A maneira mais comum de instalar software no Ubuntu ou Debian, se o pacote ainda não estiver no repositório oficial, é usar PPA.

O comando add-apt-repository é um utilitário de linha de comando para adicionar PPA no Ubuntu e Debian Linux.

Então, se você quiser adicionar um novo repositório PPA, terá que usar o comando add-apt-repository seguindo o padrão abaixo.

sudo add-apt-repository ppa:some/ppa

Porém, alguns casos, ao tentar adicionar um novo repositório PPA, pode acontecer de você dar de cara com o erro que diz que o comando add-apt-repository está faltando.

sudo: add-apt-repository: command not found

Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados

Este tutorial irá mostrar-lhe como corrigir rapidamente o erro ‘add-apt-repository command not found‘ no Debian, Ubuntu e derivados. Para fazer isso, use uma das opções a abaixo.

Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu 13.10 e versões mais antigas

Se você estiver usando o Ubuntu 13.10 ou uma versão mais antiga, o comando add-apt-repository está disponível no pacote python-software-properties.

Então, abra um terminal e instale esse pacote usando o comando abaixo:

sudo apt-get install -y python-software-properties

Como corrigir no Ubuntu em versões mais recentes

Em sistemas mais novos o comando add-apt-repository está dentro do pacote software-properties-common.

Portanto, você precisa abrir um terminal e instalar esse pacote primeiro para instalar o add-apt-repository e resolver o seu problema. Para isso, use o seguinte comando:

sudo apt-get install software-properties-common -y

Pronto! Agora que o add-apt-repository já está de volta ao seu sistema, você já pode voltar a adicionar repositórios PPA e instalar programas de outras fontes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.