Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados

Se você tentou adicionar um PPA no sistema e deu de cara com um erro, veja como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados.

Os repositórios PPA (Personal Package Archives) são um recurso importante. Eles servem principalmente para acrescentar mais opções de programas ao Ubuntu e seus derivado.

Esse tipo de repositório são servidores disponíveis na internet onde se encontram programas que não estão nos repositórios oficiais da sua distro.

Como corrigir o erro 'add-apt-repository not found' no Ubuntu e derivados
Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados

Na prática, um PPA é uma URL web de um repositório pessoal. O repositório é uma coleção de arquivos que contém informações sobre vários softwares, suas versões e alguns outros detalhes, como a soma de verificação. Cada versão do Ubuntu tem seu próprio conjunto oficial de quatro repositórios.

A maneira mais comum de instalar software no Ubuntu ou Debian, se o pacote ainda não estiver no repositório oficial, é usar PPA.

O comando add-apt-repository é um utilitário de linha de comando para adicionar PPA no Ubuntu e Debian Linux.

Então, se você quiser adicionar um novo repositório PPA, terá que usar o comando add-apt-repository seguindo o padrão abaixo.

sudo add-apt-repository ppa:some/ppa

Porém, alguns casos, ao tentar adicionar um novo repositório PPA, pode acontecer de você dar de cara com o erro que diz que o comando add-apt-repository está faltando.

sudo: add-apt-repository: command not found

Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu e derivados

Este tutorial irá mostrar-lhe como corrigir rapidamente o erro ‘add-apt-repository command not found‘ no Debian, Ubuntu e derivados. Para fazer isso, use uma das opções a abaixo.

Como corrigir o erro ‘add-apt-repository not found’ no Ubuntu 13.10 e versões mais antigas

Se você estiver usando o Ubuntu 13.10 ou uma versão mais antiga, o comando add-apt-repository está disponível no pacote python-software-properties.

Então, abra um terminal e instale esse pacote usando o comando abaixo:

sudo apt-get install -y python-software-properties

Como corrigir no Ubuntu em versões mais recentes

Em sistemas mais novos o comando add-apt-repository está dentro do pacote software-properties-common.

Portanto, você precisa abrir um terminal e instalar esse pacote primeiro para instalar o add-apt-repository e resolver o seu problema. Para isso, use o seguinte comando:

sudo apt-get install software-properties-common -y

Pronto! Agora que o add-apt-repository já está de volta ao seu sistema, você já pode voltar a adicionar repositórios PPA e instalar programas de outras fontes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO