Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

CutiePi é o tablet Raspberry Pi mais fino e hacker do mundo

Se você sempre quis ter um tablet com Linux, o CutiePi é o tablet Raspberry Pi mais fino e hacker do mundo, e pode ser o que você procura.

O Raspberry Pi continua atiçando a criatividade de muitas pessoas. Dessa vez, o destaque fica por conta do CutiePi, um tablet Raspberry Pi mais fino e hacker do mundo.

CutiePi é o tablet Raspberry Pi mais fino e hacker do mundo

CutiePi é o tablet Raspberry Pi mais fino e hacker do mundo

O tablet CutiePi foi lançado hoje no Kickstarter como o tablet Raspberry Pi mais fino do mundo, que promete ser totalmente open source, ultra portátil e incrivelmente intuitivo.

Apelidado por seu criador como o “primeiro tablet Raspberry Pi verdadeiramente utilizável”, o CutiePi é alimentado por uma placa de código aberto personalizada, certificada pela OSHWA, baseada no Raspberry Pi Compute Module 3+ Lite com 1 GB de RAM, que usa o mesmo BCM2837 SoC que o Raspberry Computador de placa única Pi 3 Modelo B+.

Phoebus Torralba disse que:

“Como nos importamos, projetamos nosso próprio hardware. E porque somos legais e nos importamos ainda mais, tornamos tudo aberto.”

O tablet usa uma tela LCD IPS multitoque de 8 polegadas e 5 pontos que possui uma resolução de 1280 × 800 e, como você pode ver na galeria de imagens abaixo, uma alça que pode ser usada para transportar o tablet e ficar de pé.

Uma bateria de 5000 mAh Li-Po também está incluída por até 5 horas em stand-by. O CutiePi também parece ser o tablet Raspberry Pi mais fino do mundo, com um perfil de 12 mm com as seguintes dimensões: 213 (L) x 134 (A) mm. O tablet pesa apenas 360g.

Em termos de conectividade, o CutiePi vem com Wi-Fi 802.11 b/g/n sem fio, Bluetooth 4.0, seis pinos GPIO, uma porta USB tipo A, uma porta USB tipo C para carregamento, uma porta micro HDMI e um slot microSD .

Além de todo esse hardware aberto, o CutiePi utiliza uma interface de usuário móvel altamente otimizada, construída usando a estrutura de aplicativos de código-fonte aberto Qt, chamada shell CutiePi, e baseada no Raspberry Pi OS oficial (anteriormente Raspbian).

A interface do usuário do CutiePi oferece aos usuários a capacidade de fazer tudo o que estão fazendo em qualquer outro tablet e muito mais.

Você pode fazer coisas básicas, como conectar-se a um ponto de acesso Wi-Fi, fazer login em sites e também coisas avançadas, como executar comandos em um terminal.

Por enquanto, o tablet vem com um conjunto de aplicativos integrados projetados para uma tela sensível ao toque, mas futuras atualizações adicionarão suporte para o desktop e aplicativos do Raspberry Pi OS via XWayland.

Se você está convencido, pode encomendar o tablet CutiePi agora mesmo na página do Kickstarter a partir de US$ 169,00 para o especial super madrugador.

Se a campanha de crowdfunding for bem-sucedida, o CutiePi deverá ser enviado aos patrocinadores no quarto trimestre de 2020.

Se você quiser vê-lo em ação, confira o vídeo abaixo.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo