Darktable 4.6.1 lançado com melhorias de desempenho e correções

Foi lançado o Darktable 4.6.1 com melhorias de desempenho e correções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Darktable é um excelente processador de imagens que trabalha com o formato RAW e que está disponível gratuitamente em versões para as principais distribuições Linux, Mac OS X e Solaris, sob a GPL versão 3 ou superior.

Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições não destrutivas em suas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.

Mas, diferentemente de outros apps da categoria, em vez de ser um editor de gráficos raster como o Adobe Photoshop ou o GIMP, Darktable trabalha com um conjunto de ferramentas voltados especificamente para processamento de fotos em formato RAW.

E como utiliza edição não destrutiva, ele é focado principalmente na melhoria do processo de trabalho do fotógrafo, facilitando o gerenciamento de grandes quantidades de imagens.

Agora, a equipe do darktable anunciou o lançamento do darktable 4.6.1.

Novidades do Darktable 4.6.1

Darktable 4.6.1 lançado com melhorias de desempenho e correções

Sim. O editor de imagens RAW de código aberto, gratuito e multiplataforma do darktable 4.6.1 foi lançado hoje como a primeira atualização de manutenção da última série estável do darktable 4.6, adicionando melhorias de desempenho e correções de bugs.

A partir desta versão, a funcionalidade de descoberta de imagens do darktable a partir da caixa de diálogo de importação será executada de forma assíncrona, o que significa que longas análises de diretório podem ser interrompidas selecionando outro local ou desmarcando o modo recursivo.

A versão 4.6.1 do darktable também melhora o desempenho geral do aplicativo, corrigindo alguns caminhos de código OpenCL que podem gerar saída ilegível ou não processada sem relatar o problema ao pixel-pipe.

Esta versão também corrige um problema com a importação de imagens no modo recursivo, exibe corretamente miniaturas de imagens descobertas em subdiretórios ao importar imagens no modo recursivo, melhora o carregador de imagens RGBE e corrige vazamentos de memória e recursos no carregador de imagens QOI.

Também foi corrigido um problema com a exibição de diretrizes no módulo Rotação e Perspectiva, nível de zoom não persistente no modo de seleção ao alternar imagens, travamentos relacionados à máscara de detalhes em sistemas com GPU ou memória baixa, bem como renderização incorreta de um inicial snapshot depois de criar um segundo snapshot.

A lista de correções de bugs continua com uma correção para inicialização OpenCL para várias placas gráficas, um congelamento de rolagem do Lighttable ao usar um trackpad, problemas de compatibilidade com arquivos DNG criados em HDR, uma possível falha que ocorreu ao usar o modo de visualização ao vivo da captura e um falha no módulo RAW Chromatic Aberrations.

O darktable 4.6.1 agora mantém os estilos selecionados na caixa de diálogo de estilo após editá-los, evita falhas durante a interpolação nos módulos Correção de Lente, Rotação e Perspectiva, Retoque e Dissolver e inclui uma correção LibRaw para artefatos ao decodificar arquivos Canon CR3 com ISO alto.

A seleção de coleção para ISO, abertura e proporção de aspecto também foi aprimorada nesta versão para funcionar em todos os locais, independentemente de qualquer separador decimal específico do local.

Vários outros bugs também foram corrigidos. E, nos bastidores, a dependência libavif foi atualizada para a versão 0.9.3.

Para mais detalhes, leia a nota de lançamento.

Como instalar

Você pode atualizar para o Darktable 4.6.1 ou instalar essa versão, usando um dos tutoriais abaixo.

Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Flatpak
Como instalar o processador de fotos Darktable no Linux via Snap
Processamento de fotos em formato RAW: Instale Darktable no Ubuntu

Sair da versão mobile