Debian 9.7 lançado com Gerenciador de Pacotes APT corrigido

Debian 9.7 lançado com Gerenciador de Pacotes APT corrigido
Debian 9.7 lançado com Gerenciador de Pacotes APT corrigido

Pouco depois do anúncio da descoberta de uma falha grave, o projeto Debian já liberou uma nova atualização do seu sistema, o Debian 9.7.


O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que criaram uma causa comum para produzir um sistema operacional livre. Este sistema operacional é chamado Debian.
Debian 9.7 lançado com Gerenciador de Pacotes APT corrigido

O Debian vem com mais de 50.000 pacotes (software pré-compilado que são empacotados em um formato agradável para fácil instalação em sua máquina) – tudo isso gratuito.

É um pouco como uma torre. Na base está o kernel. Além disso, estão todas as ferramentas básicas. Em seguida está todo o software que você executa no computador.

E no topo da torre está o Debian – cuidadosamente organizando e ajustando tudo para que tudo funcione em conjunto.

Novidades do Debian 9.7

O Projeto Debian anunciou a disponibilidade geral do sétimo lançamento pontual da série do sistema operacional do Debian 9 Stretch, para resolver a vulnerabilidade de segurança do APT que foi descoberta recentemente.

Essa vulnerabilidade de segurança afeta o gerenciador de pacotes APT no Debian Linux e Ubuntu, assim como outros derivados dos dois, permitindo que um atacante remoto instale máquinas de usuários de pacotes maliciosos.

O APT consideraria os pacotes como válidos, permitindo ao atacante executar código como root e possivelmente travar o host.

Tanto o Debian quanto o Ubuntu lançaram versões com patches do APT em suas distribuições suportadas, mas o Projeto Debian também refinou sua instalação e imagens ao liberar o lançamento do Debian Linux 9.7 Stretch, para evitar quaisquer complicações em novas implementações de seu sistema operacional.

Sobre esse lançamento, o anúncio diz o seguinte:

“O projeto Debian tem o prazer de anunciar a sétima atualização de sua distribuição estável Debian 9 (codename stretch). Este lançamento pontual incorpora a atualização de segurança recente para o APT, a fim de ajudar a garantir que novas instalações de extensão não sejam vulneráveis. Nenhuma outra atualização estão incluídos.”

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Debian 9.7

Como acontece com qualquer lançamento pontual do sistema operacional Debian, não há necessidade de baixar novas imagens ISO para atualizar suas instalações existentes, especialmente desta vez, pois a versão Stretch do Debian Linux 9.7 contém apenas uma nova versão do Gerenciador de pacotes APT que não é mais vulnerável a ataques man-in-the-middle.

No entanto, o Projeto Debian lançará imagens ISO live e somente de instalação para todas as arquiteturas suportadas do Debian 9.7 Stretch, que estará disponível para download nos próximos dias.

Normalmente, a imagem ISO do Debian 9.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Enquanto isso, atualize suas instalações executando o comando abaixo.

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile