Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Instalando o SparkleShare no Ubuntu

SparkleShare é um sincronizador de arquivos de código aberto e ferramenta de colaboração semelhante ao Dropbox, foi atualizado para a versão 1.1.0, recentemente, recebendo muitas correções e ajustes.

SparkleShare cria uma pasta especial no seu computador. Você pode adicionar pastas hospedados remotamente (ou “projetos”) para esta pasta. Estes projetos serão automaticamente mantidos em sincronia com o host e todos os seus colegas quando alguém adiciona, remove ou edita um arquivo. O aplicativo vem com uma recente janela de mudanças que mostra o que mudou, juntamente com opções para restaurar os arquivos para suas versões anteriores ou restaurar arquivos apagados, suporta criptografia do lado do cliente, manipulação de conflito, as notificações e ele vem com um Ubuntu AppIndicator.

O programa está disponível para Linux, Windows e Mac OSX e usa controle de versão GIT sob o capô. Além de usá-lo em seu próprio servidor, SparkleShare suporta alguns serviços de hospedagem de código out of the box, como o GitHub, Bitbucket ou Gitorious.

Instalando SparkleShare no Ubuntu

Para instalar o SparkleShare no Ubuntu, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Passo 2. Para instalar no Ubuntu SparkleShare, em primeiro lugar você deve adicionar o GIT PPA (o SparkleShare PPA depende dele). Para isso, digite o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:git-core/ppa

Passo 3. Então você pode avançar para a instalação SparkleShare, adicionando o repositório dele com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:rebuntu16/sparkleshare+unofficial

Passo 4. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 5. Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install sparkleshare libmono-posix4.0-cil

Uma vez instalado, você pode adicionar um projeto hospedado, selecionando “Add hosted project” no menu da bandeja / appindicator, e em seguida, selecione o serviço: Bitbucket, Github, Gitorious ou Plan.io. Para saber como utilizar SparkleShare com seu próprio servidor e muito mais, veja o site do programa.

Pronto. Diga como foi sua experiência com esse alicativo nos comentários para que os outros leitores também se informem.

 

Sair da versão mobile