Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Driver Nvidia 430.14 lançado com melhora de desempenho para jogos

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 430.14 com melhora de desempenho para jogos, além de correções e melhorias. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.

A NVIDIA é uma grande multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Driver Nvidia 430.14 lançado com melhora de desempenho para jogos

Os drivers proprietários para placas gráficas NVIDIA têm feito grandes progressos nos últimos anos, proporcionando uma performance gráfica em Linux muito semelhante (se não superior) ao que ocorre no Microsoft Windows.

Agora, a Nvidia lançou novos drivers gráficos de longa duração para sistemas Linux, BSD e Solaris para adicionar vários aprimoramentos, correções de bugs e melhorias de desempenho para alguns jogos.

Novidades do Driver NVIDIA 430.14

O driver Nvidia 430.14 está agora disponível para sistema operacional baseado em Linux com melhorias de desempenho para o o jogo DiRT 4, que foi portado no mês passado pela produtora de videogames Feral Interactive para plataformas Linux e Mac, assim como para o Wolfenstein. II: O game de tiro em primeira pessoa da New Colossus, que está disponível como um título da Steam Play.

O driver de vídeo Nvidia 430.14 também adiciona nova funcionalidade ao driver Nvidia VDPAU, incluindo suporte para decodificação de fluxos HEVC YUV 4:4:4, novo recurso de perfil por decodificador, suporte para acessar superfícies YUV 4:4:4, suporte para criação de YUV Superfícies de vídeo 4:4:4 e suporte para a alocação de superfícies de vídeo VDPAU com estrutura de imagem de quadro ou campo explícita.

Entre outras mudanças notáveis ​​incluídas no driver gráfico Nvidia 430.14, vale mencionar o suporte à extensão OpenGL GL_NV_vdpau_interop2 para permitir o compartilhamento de superfície VDPAU/OpenGL com estrutura explícita de imagem de campo ou quadro, requisito mínimo atualizado do Servidor X.Org para a versão 1.7 e nvidia-installer atualizado para melhor compatibilidade com a localização do sistema.

O novo driver também resolve um problema que faz com que o monitor entre em baixa resolução ao configurar o descarregamento do monitor PRIME com o comando ‘nvidia-xconfig --prime‘.

Para sistemas BSD, ele também corrige um bug presente nos makefiles de instalação do FreeBSD, o que pode fazer com que algumas bibliotecas de compatibilidade do Linux sejam instaladas como arquivos vazios.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Driver Nvidia

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile