Driver Nvidia 455.23.04 lançado com suporte para RTX 3080 e correções

Driver Nvidia 455.23.04 lançado com suporte para RTX 3080 e correções
Driver Nvidia 455.23.04 lançado com suporte para RTX 3080 e correções

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 455.23.04 com suporte para RTX 3080 e correções. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a Nvidia lançou o driver gráfico Linux da Nvidia 455.23.04, com suporte para novas GPUs, melhor suporte para notebooks baseados em Pascal e outras melhorias.

Há vários dias, a NVIDIA anunciou o lançamento de seu driver NVIDIA 455.23.04, que foi lançado com o objetivo de resolver alguns problemas, mas, acima de tudo, para adicionar compatibilidade com sua nova série de placas de vídeo carro-chefe, a RTX. 3000.

Do novo suporte que é adicionado ao controlador, destacam-se as GPUs GeForce RTX 3080/3090 e GeForce MX450, além de melhorar o consumo, capacidade de decodificação e muito mais.

Novidades do Driver NVIDIA 455.23.04

Driver Nvidia 455.23.04 lançado com suporte para RTX 3080 e correções

Conforme mencionado no início, uma das principais novidades desta nova versão dos drivers é o suporte para GPUs GeForce RTX 3080/3090 (que estarão disponíveis nesta semana) e GeForce MX450. Como dados adicionais, gostaria de mencionar que o RTX 3090 está 20% acima do 3080.

Por outro lado, outra das mudanças que se integra nesta nova versão é o suporte de estrutura para especificar a memória VkMemoryType, que melhorou a performance em DiRT Rally 2.0, DOOM: Eternal e World of Warcraft.

Além disso, a tecnologia e os utilitários NGX foram adicionados para sua atualização: um conjunto de aplicativos x86-64 que fornecem acesso aos recursos de inteligência artificial (IA).

Em relação às coletas de bugs, é mencionado no anúncio que foi corrigido um bug que causava aumento no consumo de CPU em aplicativos que criavam um grande número de objetos VkFence, o que era especialmente perceptível no jogo Red Dead Redemption 2.

E também consertou um bug que podia fazer com que aplicativos usando o WebKit travassem no subsistema gráfico do Wayland.

O suporte SLI para os modos “SFR”, “AFR” e “AA” foi removido. SLI Mosaic, Base Mosaic, GL_NV_gpu_multicast e GLX_NV_multigpu_context ainda são suportados.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão dos drivers Nvidia 455.23.04:

  • O modo de bloco base foi expandido de três para cinco telas.
  • Recursos estendidos de decodificação de hardware VP9 via VDPAU – Adicionado suporte para fluxos com profundidade de cor de 10 e 12 bits.
  • Corrigida uma regressão que fazia com que as configurações DPMS fossem ignoradas, evitando que a tela desligasse.
  • Erros corrigidos ao trabalhar com PRIME.
  • Aplicativo de configurações da NVIDIA aprimorado.
  • O suporte da API Vulkan foi estendido para a versão 1.2.142.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Driver NVIDIA 455.23.04

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Não categorizado, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Tutorial, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile