Driver Vulkan NVK estará no Mesa 24.1

Segundo Faith Ekstrand da Collabora, o Driver Vulkan NVK estará no Mesa 24.1, pois ele agora está em conformidade com Vulkan 1.3.

A Collabora é uma empresa privada global com sede em Cambridge, Reino Unido, com escritórios em Cambridge e Montreal. Ela fornece consultoria, treinamento e produtos de código aberto para empresas.

Agora, a Collabora anunciou que seu driver gráfico, o driver Vulkan de código aberto, que agora está em conformidade com Vulkan 1.3, fará parte da próxima série de pilhas gráficas Mesa 24.1.

Driver Vulkan NVK estará no Mesa 24.1

Driver Vulkan NVK estará no Mesa 24.1
Driver Vulkan NVK estará no Mesa 24.1

Sim. A Collabora informou que seu driver gráfico Vulkan de código aberto NVK para hardware NVIDIA na pilha gráfica Mesa não é mais experimental e agora está estável e pronto para o horário nobre.

Faith Ekstrand da Collabora escreveu em uma postagem de blog que uma nova solicitação de mesclagem que chegou recentemente na pilha de gráficos Mesa e que remove os avisos de implementação não conforme para NVK e altera a opção de configuração do Meson de nouveau-experimental para nouveau, torna o open- driver de origem estável.

O NVK foi anunciado pela primeira vez em outubro de 2022 como um substituto imediato para o driver Nouveau de código aberto para placas gráficas NVIDIA.

Desde então, Collabora tem trabalhado duro para torná-lo pronto para o horário nobre, e a espera acabou, pois o NVK será enviado como um driver estável com a próxima pilha gráfica Mesa 24.1.

A pilha gráfica Mesa 24.0 lançada recentemente já vem com o driver NVK, mas em estado experimental.

Infelizmente, nem todas as distribuições Linux adotaram a pilha gráfica Mesa 24 no momento em que este artigo foi escrito e espera-se que o Mesa 24.1 seja lançado nos próximos meses, então a maioria de nós terá que esperar um pouco mais para aproveitar o NVK.

Também hoje, Collabora anunciou que NVK agora é compatível com Vulkan 1.3 nas GPUs Turing (série NVIDIA RTX 2000 e NVIDIA GTX 1600), Ampere (série NVIDIA RTX 3000) e Ada (série NVIDIA RTX 4000).

Faith Ekstrand disse que:

“Não apenas avançamos três versões do Vulkan, mas os novos testes foram feitos com o firmware GSP habilitado e incluem GPUs Ampere e Ada. Além disso, ao contrário da versão 1.0 inicial, desta vez não há hacks. Cada teste que passamos nesses testes de conformidade também passa no Mesa upstream.”

Em termos de desempenho, Collabora diz que embora muitos videogames rodem a 60 FPS ou melhor nas GPUs NVIDIA recentes, eles ainda estão trabalhando para melhorar o desempenho do driver Vulkan, o que será feito regularmente com os novos lançamentos de pilha gráfica Mesa a partir de agora. ativado, portanto, certifique-se de manter seus PCs Linux atualizados o tempo todo para uma melhor experiência de jogo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.