EasyOS 4.5 lançado com uma grande mudança estrutural

Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 4.5 com uma grande mudança estrutural. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O EasyOS é uma distribuição experimental do Linux que utiliza muitas das tecnologias e formatos de pacote pioneiros no Puppy Linux.

A distribuição apresenta a tecnologia de contêiner personalizada chamada Easy Containers, que pode executar aplicativos ou todo o ambiente de desktop em um contêiner.

Pacotes, configurações da área de trabalho, rede e compartilhamento de recursos pela rede podem ser controlados por meio de utilitários gráficos.

Agora, Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 4.5.

Novidades do EasyOS 4.5

EasyOS 4.5 lançado com uma grande mudança estrutural
EasyOS 4.5 lançado com uma grande mudança estrutural

Sim. Foi lançado o EasyOS ‘Dunfell’ series 64-bit version 4.5.

A série ‘Dunfell’ do EasyOS é construída a partir de pacotes compilados a partir da fonte usando ‘meta-quirky’, um sistema de compilação baseado em OpenEmbedded/Yocto (OE).

Os pacotes binários de uma recompilação completa baseada na versão Dunfell 3.1.20 do OE foram usados ​​para construir o EasyOS 4.5.

Houve uma grande mudança estrutural, separando completamente a instalação do EasyOS do bootloader, e os bootloaders rEFInd/Syslinux foram substituídos pelo Limine. O último lida com computadores UEFI e BIOS legado.

Como os pacotes são compilados a partir do código-fonte, o repositório é bem pequeno comparado a outras distribuições; no entanto, isso é compensado por uma coleção muito maior de arquivos SFS.

São pacotes grandes, até mesmo sistemas operacionais completos, que podem ser executados no sistema de arquivos principal ou em um contêiner. Eles são baixados e instalados clicando no ícone ‘sfs’ na área de trabalho – uma operação muito simples.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EasyOS 4.5

A imagem ISO do EasyOS 4.5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.