Elementary OS está tentando financiar uma Linux App Store de última geração

Elementary OS está tentando financiar uma Linux App Store de última geração
Elementary OS está tentando financiar uma Linux App Store de última geração

O Elementary OS está tentando financiar uma Linux App Store de última geração utilizando uma campanha no site de financiamento coletivo Indiegogo. Confira os detalhes dessa empreitada.

elementary OS é uma distribuição de desktop baseada no Ubuntu, e alguns de seus recursos mais interessantes incluem um ambiente de desktop personalizado chamado Pantheon e muitos aplicativos personalizados, incluindo fotos, músicas, vídeos, calendário, terminal, arquivos e muito mais. Ele também vem com alguns aplicativos familiares, como o navegador Epiphany e um fork do Geary mail. Outro grande destaque desse sistema é a sua loja de aplicativos, o AppCenter.

Elementary OS está tentando financiar uma Linux App Store de última geração

Acredita-se que o ecossistema do AppCenter receba uma atualização maciça no sistema operacional elementary OS se uma nova campanha de arrecadação de fundos do Indiegogo for bem-sucedida.

Elementary OS está tentando financiar uma Linux App Store de última geração

E, pelo que parece, tudo é apenas uma questão de tempo até que a Elementary Inc. arrecade os US$ 10.000 necessários para “reunir uma equipe de todo o mundo para trabalhar pessoalmente em um sprint de uma semana em Denver, Colorado”.

Basicamente, o que é fundamental é cobrir as despesas das pessoas que fazem isso acontecer, pois abre caminho para a próxima geração de loja de aplicativos Linux.

A equipe que trabalha no projeto inclui desenvolvedores do Endless, Flathub e GNOME, e elementar diz que a ajuda que recebe desses grupos é essencial para o futuro do AppCenter.

A página do Indiegogo dessa campanha diz o seguinte:

“Com o AppCenter e o Flatpak, os aplicativos serão instalados por usuário e não exigirão permissões avançadas para fazer o download; para que você não precise mais digitar sua senha para obter aplicativos ou suas atualizações.”

Por padrão, o sandbox será oferecido para novos aplicativos, pois eles serão restritos a arquivos pessoais e do sistema, sendo executados em um contêiner isolado de outros aplicativos.

Além disso, a Elementary afirma que o Flatpak permitirá “agrupar dependências de ponta”, que tecnicamente capacitarão os desenvolvedores com mecanismos mais avançados sempre que desejarem criar aplicativos e jogos mais avançados.

A nova loja também apresentará novas caixas de diálogo de pagamento separadas do aplicativo AppCenter no sistema operacional.

“O novo AppCenter Authenticator não apenas permitirá pagamentos em sistemas operacionais elementary OS, mas permitirá que os desenvolvedores monetizem seus aplicativos de código aberto em outros sistemas operacionais populares baseados em Linux, como Ubuntu e Fedora, diretamente nas lojas de aplicativos que já estão disponíveis nesses sistemas operacionais.”

Além disso, a adição de uma carteira segura para armazenar métodos de pagamento também está em andamento.

Obviamente, essa nova versão do AppCenter não acontecerá da noite para o dia, portanto qualquer ajuda é sem dúvida bem-vinda. No momento da redação deste artigo, o projeto já é financiado em 80%.

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Linux, Notícias, Open Source, Software livre Marcado com , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile