ELevate facilita a migração do CentOS 7 para distros baseadas no RHEL

Anunciado por Jack Aboutboul, o gerente de comunidade da AlmaLinux, o ELevate facilita a migração do CentOS 7 para distros baseadas no RHEL.

Sim. O gerente de comunidade da AlmaLinux, Jack Aboutboul, anunciou o projeto ELevate, que é a iniciativa deles para permitir que os usuários atualizem ou migrem entre qualquer distro baseada em RHEL.

ELevate facilita a migração do CentOS 7 para distros baseadas no RHEL

ELevate facilita a migração do CentOS 7 para distros baseadas no RHEL
ELevate facilita a migração do CentOS 7 para distros baseadas no RHEL

O projeto permite que você migre entre as principais versões de distribuições baseadas em RHEL de 7.x para 8.x.

O ELevate inclui software e métodos para migrar implantações do CentOS 7 para o AlmaLinux 8 sem a necessidade de muito trabalho pesado e mudanças.

Mas há uma parte ainda melhor.

Na verdade, os recursos do ELevate não estão confinados apenas aos movimentos CentOS para AlmaLinux, mas podem ser usados ​​com todas as migrações entre diferentes distribuições baseadas em RHEL, como CentOS 7 para AlmaLinux 8, Rocky Linux 8 ou Oracle Linux 8.

Isso permitirá que os mantenedores e os usuários tornam as migrações fáceis e suaves.

Esta é a lista para ver quais direções de migração estão disponíveis:

  • CentOS 7 -> AlmaLinux 8
  • CentOS 7 -> Rocky Linux 8
  • CentOS 7 -> Oracle Linux 8
  • CentOS 7 -> CentOS Stream 8

No curto prazo, o AlmaLinux ELevate será especialmente útil para usuários do CentOS 7 que ficarão sem um caminho de atualização claro após o final do ano, quando a Red Hat retirar o suporte ao CentOS 8.

Nas palavras de Jack Aboutboul:

“Até hoje, simplesmente não era possível sonhar com migrações como essas e essa necessidade se tornou muito aguda para os usuários do CentOS. Esta é uma causa que toda a comunidade pode apoiar.”

As migrações são realizadas “no local”, o que significa que todos os seus dados, aplicativos e configurações serão mantidos. Além disso, as migrações exigirão que o sistema reinicie duas vezes. Você pode visitar o Guia de início rápido do ELevate para ver como fazer isso.

A forma como o AlmaLinux ELevate realiza esse feito é utilizando a estrutura Leapp da Red Hat com uma biblioteca e serviço criado pela comunidade para o conjunto de migração necessário para ele.

O ELevate conta com o serviço de evolução de pacote (PES), que permite baixar, personalizar e enviar novos conjuntos de dados para pacotes.

ELevate é um código aberto, lançado sob a licença Apache 2.0. Você pode aprender mais sobre isso no site do projeto e no Wiki AlmaLinux.

AlmaLinux é uma distribuição Linux empresarial de código aberto, governada pela comunidade e para sempre livre. É um fork compatível binário 1:1 do RHEL 8 e pode ser usado como um substituto direto do CentOS.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.