EndeavourOS 2021-02-03 lançado com o kernel 5.10 LTS e Xfce 4.16

EndeavourOS 2021-02-03 lançado com o kernel 5.10 LTS e Xfce 4.16
EndeavourOS 2021-02-03 lançado com o kernel 5.10 LTS e Xfce 4.16

Foi lançada mais uma atualização do futuro do Antergos, o EndeavourOS 2021-02-03. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.

A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.

Agora, A distribuição EndeavourOS baseada em Arch Linux obtém seu primeiro lançamento ISO em 2021 com o kernel Linux 5.10 LTS, melhora o ambiente ao vivo e a instalação, e muito mais.

Novidades do EndeavourOS 2021-02-03

EndeavourOS 2021-02-03 lançado com o kernel 5.10 LTS e Xfce 4.16

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Já se passaram cinco meses desde o último lançamento ISO do EndeavourOS, e aqueles que querem experimentar uma distribuição baseada no Arch Linux bem feita e amigável para iniciantes, agora podem baixar uma nova imagem ISO com o melhor e mais recente Linux 5.10 Série de kernel com suporte de longo prazo LTS.

Claro, o kernel Linux 5.10 LTS significa melhor suporte de hardware, então se você já experimentou o EndeavourOS antes e não funcionou bem com o seu PC, você deve experimentar o novo ISO.

Além do novo kernel, o primeiro lançamento ISO do EndeavourOS em 2021 traz a mais recente série de pilha de gráficos Mesa 20.3 para jogos aprimorados, junto com o driver gráfico proprietário Nvidia 460.39 mais recente para GPUs NVIDIA.

Além de todas essas vantagens, a equipe de desenvolvimento melhorou o ambiente live, que foi atualizado para o ambiente de desktop Xfce 4.16 mais recente, e o processo de instalação para tornar mais fácil e suave a instalação desta distro baseada no Arch Linux.

EndeavourOS 2021 com Xfce 4.16 Para conseguir isso, a equipe atualizou o instalador gráfico do Calamares com a capacidade de escolher um arquivo de troca além de uma partição de troca tradicional ao selecionar o esquema de partição automática, e tornou possível para os espelhos serem atualizados automaticamente ao escolher o instalação online para um processo de instalação mais rápido.

Eles também adicionaram o emulador de terminal Alacritty OpenGL de plataforma cruzada no ISO ao vivo, implementaram o pacote reflector-bash-completed para tornar mais fácil para a distro usar o script Reflector que busca a lista de espelhos mais recente da página Status do espelho do Arch Linux, adicionado uma nova opção em Welcome –pkglist=URL para permitir que usuários avançados adicionem pacotes extras durante a instalação e adicionou um novo espelho na Índia para usuários indianos.

Várias das ferramentas internas construídas também foram atualizadas nesta nova versão.

Por exemplo, os usuários agora podem configurar facilmente o eos-update-notifier diretamente do aplicativo Bem-vindo, o eos-sendlog foi atualizado com a capacidade de enviar qualquer arquivo de texto da entrada padrão para a Internet e o eos-pkginfo agora pode pesquisar mais informações sobre um pacote.

Devido à demanda popular, o EndeavourOS agora vem com UpdateInTerminal, uma ferramenta que permite verificar e atualizar o sistema quando a ferramenta eos-update-notifier é desabilitada.

Por último, mas não menos importante, o EndeavourOS agora apresenta um novo tema e configuração para o gerenciador de janelas i3.

Baixe e experimente o EndeavourOS 2021-02-03

Essa distribuição usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, o que significa que os usuários existentes receberão essas atualizações do mesmo sistema operacional, e assim será por toda a vida.

Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS 2021-02-03 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile