EndeavourOS ARM chegou ao fim

Segundo o fundador e líder do projeto EndeavourOS, Bryan Poerwo, o EndeavourOS ARM chegou ao fim. Confira os detalhes dessa triste notícia.

Em janeiro de 2022, anunciamos aqui que “os proprietários de um computador de placa única Raspberry Pi 4, pois agora eles podem instalar a distribuição EndeavourOS ARM com um kernel de 64 bits, juntamente com novos ambientes gráficos”.

Mas agora, em um anúncio sincero, Bryan Poerwo, fundador e líder do projeto EndeavourOS, marcou o fim do seu ramo de produtos ARM. Este projeto faz parte da jornada do EndeavourOS desde o seu início a partir dos remanescentes de Antergos em 2019.https://github.com/endeavouros-arm

EndeavourOS ARM chegou ao fim

EndeavourOS ARM chegou ao fim
EndeavourOS ARM chegou ao fim

Sim. Depois de uma jornada vibrante de 5 anos melhorando o suporte a dispositivos ARM, o EndeavourOS ARM chegou ao fim.

Nem sempre é fácil compartilhar notícias como essa; deixa uma espécie de sentimento amargo.

Mas é assim que as coisas são no mundo do código aberto – os desenvolvedores seguem em frente. Isso é o que está acontecendo com o ramo ARM do EndeavourOS, o amado de tantos derivados do Arch.

A iniciativa, que começou com a ajuda de um membro apaixonado da comunidade conhecido como Pudge, mais tarde uma figura importante da equipe EndeavourOS ARM, tinha como objetivo estender o alcance do EndeavourOS a dispositivos ARM como o ODROID N2, ODROID XU4 e Raspberry Pi 4.

Ao longo de quase cinco anos, o EndeavourOS ARM floresceu, testemunhando adições como suporte para PineBook Pro e Raspberry Pi 5 e implementando uma opção de instalação Calamares junto com os scripts originais.

No entanto, a jornada foi desafiadora.

O rápido avanço dos ambientes Linux e desktop em dispositivos x86_64 contrastou fortemente com o ritmo mais lento de desenvolvimento no cenário ARM, apresentando uma série de obstáculos que testaram a determinação dos pioneiros do projeto.

A crescente lacuna entre as arquiteturas ARM e x86_64, o suporte externo reduzido e as transições pessoais nas preferências de hardware levaram a uma decisão sincera de concluir o projeto EndeavourOS ARM.

EndeavourOS ARM chegou ao fim
EndeavourOS ARM chegou ao fim

EndeavourOS ARM foi baseado no projeto Arch Linux ARM e mantido por alguns membros da comunidade EndeavourOS. Comparado ao upstream, o EndeavourOS ARM ofereceu um método de instalação gráfica usando o popular instalador universal Calamares para sistemas baseados em Linux.

Infelizmente, parece que o projeto upstream Arch Linux ARM está bastante atrasado em comparação com o projeto Arch Linux, e recentemente a lacuna entre as arquiteturas ARM e de 64 bits (x86_64) tornou-se maior. Isso, combinado com a frustração do mantenedor líder por não receber mais ajuda externa, levou ao abandono do ramo ARM do EndeavourOS.

Mas nem tudo está perdido. À medida que o projecto termina, a comunidade permanece esperançosa, convidando qualquer pessoa disposta a levar a tocha adiante. O repositório GitHub do projeto continua disponível, servindo como base para empreendimentos futuros no espaço ARM Linux.

Com esse encerramento, ficamos um pouco preocupados com o que está por vir para esta amada distribuição Linux.

No passado, o EndeavourOS teve que abandonar alguns de seus recursos porque alguns dos desenvolvedores seguiram em frente. E agora, a versão ARM tornou-se parte da história por razões semelhantes.

Então, estamos cruzando os dedos, esperando que os tempos difíceis logo fiquem para trás para o EndeavourOS. Esperamos ansiosamente pela nossa próxima aventura entre as estrelas com um novo lançamento deste derivado do Arch de primeira linha.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.