Engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows

Um engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows e diz que partes do sistema é resultado da violação do Windows Research kernel.

ReactOS é um dos sistemas operacionais mais interessantes no cenário underground da computação, sendo basicamente uma reimplementação do Windows como software livre, ou pelo menos o que foi obtido a partir do sistema da Microsoft através de engenharia reversa, de modo semelhante ao Wine.

Engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows
Engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows

Engenheiro da Microsoft acusa o ReactOS de copiar partes do Windows

Embora o ReactOS seja um projeto que tenha um impacto comercial quase zero, isso não o impediu de receber as duras críticas de Axel Rietschin, um engenheiro da Microsoft, que disse no final de 2017 “ReactOS é um scam do Windows Research kernel que a Microsoft licenciou para universidades sob um acordo que, obviamente, algumas pessoas violaram, já que o código vazou para vários lugares, alguns deles repositórios no GitHub”.

Ao que foi mencionado no parágrafo anterior, ele acrescentou o seguinte, indo mais longe em suas acusações:

“Eu olho para a árvore de código ReactOS e, na minha opinião, não há absolutamente nenhuma maneira na Terra de que isso foi escrito a partir de uma folha limpa, somente a partir da documentação pública disponível. Um cenário mais sinistro seria o fato de o ReactOS ter se originado de um dos vazamentos ocorridos no passado.”


Axel Rietschin basicamente acusa ReactOS de ser, pelo menos parcialmente, uma cópia de partes do que é derivado do programa Windows Research kernel, que a Microsoft havia licenciado para várias universidades, uma vez que supostamente violou o acordo, ao contribuir para o ReactOS o conhecimento que a empresa cedeu.

Embora ele esteja aparentemente certo, Rietschin tenta tirar as responsabilidades dele, dizendo que ele não é um advogado, bem como afirmando que ele não sabe “por que se permite que isto exista”, apoiando o seu argumento em respostas como: “Provavelmente porque ele acaba sendo algo como um filhote de mosquito nas costas de um elefante gigante”.

Independentemente das acusações de Axel Rietschin serem verdadeiras ou falsas, a realidade é que hoje o ReactOS está longe de ser uma ameaça para a hegemonia do Windows, sendo um projeto que hoje permanece na fase alfa, apesar de ter a colaboração do projeto Wine.

De fato, até o momento, a combinação do Linux e do Wine está muito mais próxima de oferecer uma alternativa real ao Windows do que o ReactOS, sem ser uma alternativa real ao sistema da Microsoft.

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO