Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Entroware Proteus, um laptop Linux para fazer as coisas acontecerem

E a Entroware não quis ficar atrás da StarLabs e TUXEDO, conheça o Entroware Proteus, um laptop Linux para fazer as coisas acontecerem.

Tem sido algumas semanas agitadas para laptops Linux, com novos dispositivos StarLabs e TUXEDO sendo anunciados. Não querendo ficar de fora, está a Entroware, empresa britânica de computadores, que acaba de lançar seu mais recente laptop Ubuntu – e traz algumas grandes tecnologias dentro.

Portanto, diga olá ao Entroware Proteus.

Entroware Proteus, um laptop Linux para fazer as coisas acontecerem

Entroware Proteus, um laptop Linux para fazer as coisas acontecerem

O Entroware Proteus é um laptop de 15,6 polegadas com bateria de 73 Wh. Mesmo usado em plena capacidade, este laptop não precisará ser recarregado com a mesma frequência que outras estações de trabalho de 15 polegadas, o que significa que os usuários podem fazer mais, com menos interrupções relacionadas ao adaptador.

Reconhecidamente, a tela LED IPS fosca de 15,6 polegadas (1920 × 1080) não é um recurso surpreendente – o InfinityBook Pro 14 da TUXEDO tem uma tela 2K em sua configuração básica e uma tela 3K por apenas mais € 50 – mas o painel Proteus deve parecer mais espaçoso graças a uma moldura esbelta ao redor.

Os processadores Tiger Lake de 11ª geração da Intel vêm como padrão, com os compradores podendo escolher entre o processador Intel Core i5-1135G7 e o processador Intel Core i7-1165G7. 8 GB de RAM e um SSD PCIe NVMe de 250 GB vêm como padrão, mas ambos podem ser atualizados para um máximo de 64 GB de RAM e 2 TB de NVMe, respectivamente.

Como muitos laptops modernos, o Proteus tem um slot de expansão para um segundo dispositivo de armazenamento M.2, dando-lhe uma capacidade geral de 4 TB – o que não é nada mau, de forma alguma!

Os gráficos integrados Intel Iris Xe suportam o grunhido gráfico.

Uma porta Thunderbolt 4 versátil está incluída, suportando energia, exibição e transferência de dados. Outros furos para inserir coisas incluem um par de portas USB Tipo A (uma 2.0, uma 3.2); e uma única porta USB Type-C (3.2).

Além disso, o Proteus tem um conector de áudio combo de 3,5 mm, um HDMI de tamanho normal e Ethernet obrigatória. Uma webcam 720p (bem posicionada em uma aba no painel superior) está incluída, assim como alguns alto-falantes on-board, um microfone embutido e um slot para cartão microSD.

Os preços começam em £ 820 para o modelo básico com i5, 8 GB de RAM e um SSD de 250 GB. O Laptop está disponível para compra com Ubuntu 20.04 LTS ou Ubuntu MATE 20.04 LTS pré-carregado.

Vale a pena comprar?

Se você só precisa de um laptop para ler seus blogs favoritos (incluindo este, claro) e assistir a filmes, então sim: esse laptop é um exagero.

Aqueles que colocam maiores demandas em seu portátil – que com 1,74 Kg, certamente é – devem descobrir que o Proteus tem o poder de manter o ritmo e desempenho quando necessário.

Tela grande, bateria grande e grande desempenho tornam o Entroware Proteus um laptop para realizar tarefas.

Entroware Proteus, um laptop Linux para fazer as coisas acontecerem

Ficou interessado? Você encontrará mais detalhes na página do Proteus no site da Entroware.

Sair da versão mobile