Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Epiphany 3.34 lançado e agora ele é baseado no WebKitGTK 2.26.0

E foi lançado o Epiphany 3.34, que agora, é baseado no WebKitGTK 2.26.0. Confira essas e outras novidades e veja como instalar esse navegador no Linux.

Epiphany, que atualmente é conhecido como Gnome Web, é um navegador gratuito que usa o mecanismo de renderização WebKit para o ambiente de área de trabalho Gnome, porque reutiliza os marcos e configurações do Gnome.

Epiphany 3.34 lançado e agora ele é baseado no WebKitGTK 2.26.0

O WebKitGTK permite que o navegador use todos os recursos do WebKit por meio de uma interface de programa orientada ao Gnome baseada no GObject e pode ser usado para integrar ferramentas de processamento de conteúdo da web a qualquer aplicativo, desde o uso em analisadores HTML/CSS especializados, e até crie navegadores da web totalmente funcionais.

Dos projetos conhecidos que usam o WebKitGTK, você pode ver o Midori e o navegador padrão do GNOME (Epiphany).

Portanto, o tema da interface do usuário é o tema padrão do Gnome, configurações de rede com a configuração do Gnome NetworkManager, impressão com o sistema de impressão Gnome, configurações com as configurações padrão do aplicativo GSettings e Gnome.

O gerenciador de preferências interno da Web foi projetado para apresentar ao usuário apenas configurações básicas específicas do navegador.

Toda a configuração avançada é feita com as ferramentas do configurador GSettings, como o Gnome dconf padrão (linha de comando) e o editor dconf (gráfico).

Agora, recentemente foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador do projeto Gnome “Epiphany 3.34”.

Novidades do Epiphany 3.34

Epiphany 3.34 chega com base no WebKitGTK 2.26.0, que também foi lançado recentemente. Isso inclui o isolamento de sandbox dos processos de processamento de conteúdo da web no navegador.

Agora, os drivers agora são limitados apenas pelo acesso aos diretórios necessários para o funcionamento do navegador.

Além disso, foram implementadas várias melhorias na nova versão do WebKitGTK 2.26.0.

Com a chegada do WebKitGTK 2.26.0, a nova versão do navegador recebeu suporte para isolamento de encadeamento de sandbox.

Por motivos de segurança, o modelo de processo único foi descontinuado.

Também foi recebido suporte para o mecanismo de ativação forçada de uma conexão segura HSTS (HTTP Strict Transport Security).

Outra mudança importante é que a capacidade de usar a aceleração de hardware foi implementada durante o processamento em ambientes baseados em Wayland (para aceleração, a biblioteca libwpe é usada com o back-end fdo).

Além da capacidade de corrigir guias que chegaram nesta nova versão, após a anexação, a guia permanece no lugar nas novas sessões.

O bloqueador de anúncios, que agora usa as ferramentas de filtragem de conteúdo fornecidas pelo WebKit, foi atualizado.

A transição para a nova API melhorou significativamente o desempenho do bloqueador e o código para dar suporte aos suplementos NPAPI baseados no GTK2 foi removido.

Agora, no Epiphany 3.34, o design da página de resumo (a que abre em uma nova guia) foi modernizado, além dos desenvolvedores que trabalham na otimização para dispositivos móveis.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão, podemos encontrar:

Como instalar ou atualizar o Epiphany 3.34

Para instalar a versão mais recente do Epiphany nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador GNOME Web no Linux via Flatpak

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…
Sair da versão mobile