Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Estúdio Frictional Games liberou o código do game Amnesia

Um dos poucos sempre ouvia os apelos do Linuxistas, o Estúdio Frictional Games liberou o código do game Amnesia. Confira os detalhes dessa novidade.

Se você gosta de jogos de terror e é um usuário veterano de Linux, com certeza conhece a Frictional Games, porque é um dos poucos estúdios que ouviram o Linux quando o Steam não estava lá.

Entre os títulos famosos deste estúdio estão a série Penumbra e Amnesia, que agora, virou notícia porque seu código foi lançado como software livre.

Estúdio Frictional Games liberou o código do game Amnesia

Estúdio Frictional Games liberou o código do game Amnesia

A saber: dos três títulos que compõem a franquia, este movimento refere-se apenas aos dois primeiros, Amnesia: The Dark Descent e Amnesia: A Machine for Pigs, e apenas ao motor de jogo e à editora, excluindo recursos multimídia e artístico.

Ou seja, eles repetem a fórmula da Penumbra, cujo motor também é gratuito.

Portanto, não: Amnesia: The Dark Descent e Amnesia: A Machine for Pigs não são gratuitos; Eles ainda estão à venda nos canais de costume, como é o Penumbra ou o SOMA, outro dos jogos que o estúdio sueco desenvolveu e que também chegou ao Linux na época.

Para o próximo mês, de fato, está previsto o lançamento de uma nova parcela, Amnesia: Rebirth.

Conforme relatado no blog da Frictional Games,

“Modding tem sido uma grande parte da Amnesia. Por exemplo, ao longo dos anos, The Dark Descent acumulou mais de mil mods e plug-ins no ModDB. É incrível assistir a essa enxurrada de conteúdo do usuário e somos extremamente gratos a toda a comunidade ao redor dela. É hora de darmos algo em troca! Portanto, hoje lançamos o código-fonte completo de Amnesia: The Dark Descent sob GPL v3”

Todas as informações estão no link anterior; o código, no GitHub da Frictional Games com “tudo que você precisa para construir Amnesia: The Dark Descent e Amnesia: A Machine for Pigs, incluindo arquivos de projeto para Visual Studio 2010 e CMake para Linux e macOS.”

Para quem não lembra, aqui ficam os trailers dos dois jogos:


Sair da versão mobile