Fedora 31 poderá compactar seus pacotes RPM com Zstd em vez de XZ

Fedora 31 poderá compactar seus pacotes RPM com Zstd em vez de XZ
Fedora 31 poderá compactar seus pacotes RPM com Zstd em vez de XZ

De acordo com o site Phoronix, o Fedora 31 poderá compactar seus pacotes RPM com Zstd em vez de XZ. Confira os detalhes e as consequências dessa possível mudança.

O xz é um formato de compressão sem perda de dados que incorpora os algoritmos de compressão LZMA/LZMA2. Ele implementa uma compressão sem perdas com taxas de compressão muito elevadas e normalmente superiores às obtidas pelos utilitários gzip e bzip2.

Já o Zstd (Zstandard) é um algoritmo de compressão de dados sem perdas desenvolvido por Yann Collet no Facebook. A versão 1 desta implementação foi lançada como software livre em 31 de agosto de 2016.

Fedora 31 poderá compactar seus pacotes RPM com Zstd em vez de XZ

O Fedora tem usado RPMs compactados com XZ na última década, mas com chegada do Fedora 31 a ser lançado ainda este ano, eles estão avaliando uma mudança para a compactação Zstd.

Fedora 31 poderá compactar seus pacotes RPM com Zstd em vez de XZ

A mudança da compressão XZ para Zstd para pacotes RPMs no Fedora está sendo considerada atualmente em nome do maior desempenho de descompressão.

Testes realizados por engenheiros da Red Hat mostram que isso daria grande retorno em velocidades de descompressão muito mais rápidas – cerca de um terço do tempo gasto para descompactar RPMs XZ atualmente para o Tmpfs ou para um sistema de arquivos em disco real.

Se for para o nível de compactação Zstd Level 19 que está sendo considerado, ele também oferecerá uma taxa de compactação muito melhor. Atualmente, os RPMs XZ compactados do Fedora são feitos no nível dois.

A mudança para RPMs compactados com Zstd significaria instalações e upgrades mais rápidos, construções de contêiner mais rápidas, requisitos de largura de banda menores dos espelhos do repositório se fosse para um nível de compactação mais alto e benefícios semelhantes.

Infelizmente, mudar para RPMs comprimidos em Zstd também quebraria o suporte para o uso desses RPMs mais novos naqueles que ainda confiam no Fedora 27 ou mais antigo, mas o Fedora 28 e o mais recente seriam compatíveis com esses novos RPMs.

Existe também a possibilidade de quebra para outras distribuições Linux baseadas em RPM que tentam alavancar os RPMs do Fedora fiquem incompatíveis com payloads Zstd-compactadas.

Mais detalhes através desta proposta de mudança ainda serão avaliados pelo Fedora Engineering and Steering Committee (Comitê de Engenharia e Direção do Fedora).

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile