Fedora 37 lançado com GNOME 43, kernel 6, e muito mais

E foi lançado o Fedora 37 com GNOME 43, kernel 6, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, o projeto Fedora lançou o sistema operacional Fedora 37, um grande lançamento que traz vários novos recursos, as últimas atualizações de software e as últimas tecnologias GNU/Linux.

Novidades do Fedora 37

Fedora 37 lançado com GNOME 43, kernel 6, e muito mais
Fedora 37 lançado com GNOME 43, kernel 6, e muito mais

O Fedora versão 37 foi lançada em beta em 13 de setembro de 2022, e agora, dois meses depois, foi lançada oficialmente e está disponível para download.

No entanto, isso só aconteceu com o que agora se tornou a norma para os lançamentos do Fedora, adiando a data inicialmente anunciada. Então, depois de dois atrasos causados ​​por uma vulnerabilidade OpenSSL descoberta, o Fedora 37 finalmente chegou.

Um dos maiores pontos fortes do Fedora sempre foi que, ao contrário de outras distribuições Linux que oferecem um ambiente de área de trabalho GNOME frequentemente modificado com várias extensões, ele sempre insistiu em fornecer a seus usuários uma experiência GNOME pura.

Isso também vale para o novo lançamento. O foco principal é o ambiente de desktop GNOME 43, que foi lançado há pouco menos de um mês e ganhou uma casa na versão estável final do Fedora 37.

O Fedora 37 é alimentado pelo mais recente e melhor kernel Linux 6.0 e usa o ambiente de desktop GNOME 43 mais recente por padrão para sua edição principal Fedora Workstation.

O GNOME 43, é claro, traz consigo todas as suas melhorias. Vamos listar os mais importantes:

  • Novo menu de configurações rápidas
  • Configurações para fornecer aos usuários informações mais detalhadas sobre atualizações de hardware e firmware
  • Suporte a aplicativos da Web
  • Aplicativos GNOME mais polidos portados para GTK 4

Os ISOs vêm com o kernel Linux 6.0.7 por padrão, mas o kernel Linux 6.0.8 mais recente já está disponível como uma atualização. Também estão incluídos a pilha de gráficos Mesa 22.2 mais recente e o back-end multimídia PipeWire 0.3.60.

Se você não gosta do GNOME, o Fedora Linux Spins oficial também vem com algumas das versões mais recentes de seus ambientes de desktop padrão, ou seja, KDE Plasma 5.26, Xfce 4.16, LXQt 1.1.0 (LXQt 1.2.0 deve estar disponível como uma atualização), MATE 1.26 e Cinnamon 5.4.

Obviamente, os spins LXDE, SoaS e i3 também estão disponíveis para download.

O Fedora 37 também traz boas notícias para os usuários do Raspberry Pi 4, pois esta versão apresenta suporte oficial para o popular computador de placa única, incluindo as variantes 4B, 400 e CM4, graças à implementação de gráficos acelerados usando a GPU V3D, juntamente com algumas melhorias gerais mais amplas. No entanto, a decodificação de mídia baseada em hardware (por exemplo, H264/HVEC) não é suportada.

Outras mudanças importantes no Fedora Linux 37 são o lançamento oficial das edições Fedora CoreOS e Fedora Cloud Base, o lançamento público da imagem de visualização do Anaconda Web UI, SELinux autorelabel paralelo executando como padrão, os últimos patches de segurança OpenSSL e depreciação do suporte para a arquitetura ARMv7 (ARM32/ARMhfp).

Para acompanhar as últimas tendências em criptografia, esta versão também apresenta a chamada política TEST-FEDORA39 que prevê as mudanças planejadas para o lançamento do Fedora Linux 39 em 2024.

De acordo com o Projeto Fedora, a nova política inclui uma transição do SHA -1 assinaturas para melhor segurança.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Fedora 37

Se você já está executando fedora e quer atualizar para a versão mais recente que acabou de ser lançado, você pode fazê-lo com apenas alguns comandos, e instruções completas estão disponíveis na wiki Fedora.

Ou use esse tutorial:
Como atualizar o Fedora 36 para 37 sem complicações

O Fedora 37 está disponível para download agora no site oficial em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.

A imagem ISO do Fedora 37 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.