Tendo sido restrito desde o Fedora 35, o Fedora 38 dará acesso total ao catálogo Flatpak. Confira os detalhes dessa mudança.
O FESCo (Fedora Engineering Steering Committee), responsável pela parte técnica do desenvolvimento da distribuição Fedora Linux, aprovou uma proposta que permite acesso total ao catálogo de aplicativos Flathub.
Fedora 38 dará acesso total ao catálogo Flatpak
Lembre-se de que a partir do Fedora 35, os usuários receberam uma seleção limitada de aplicativos (lista branca) para Flatpak, implementados usando o pacote fedora-flathub-remove.
O Fedora 37 substituiu a lista branca por um filtro que removeu pacotes não oficiais, programas proprietários e aplicativos com requisitos de licença restritivos.
“O recurso de repositório de terceiros existente do Fedora Workstation permite que os usuários habilitem uma seleção de repositórios de software hospedados por organizações externas. Esta seleção incluiu uma versão vazada do Flathub desde F35, que fornece acesso a um pequeno número de aplicativos Flathub. Essa alteração removeria a filtragem de nossa oferta Flathub, para que os usuários possam habilitar uma versão completa do Flathub usando o recurso de repositório de terceiros. No aplicativo gerenciador de software gráfico, os pacotes Flathub só serão selecionados por padrão quando nenhum pacote Fedora estiver disponível.”
No Fedora 38, o filtro de aplicativos será desativado, mas a implementação do mecanismo de filtragem será deixada caso esse recurso seja necessário no futuro.
Além disso, também é mencionado que, no Fedora 38, será introduzida a prioridade de instalação para determinar qual pacote oferecer por padrão quando houver pacotes flatpak e rpm com o mesmo software.
Ao usar a interface do software GNOME para instalar aplicativos, os pacotes Flatpak do projeto Fedora serão instalados primeiro, depois os pacotes RPM e, finalmente, os pacotes Flathub.
Dessa forma, os pacotes Flatpak do Flathub só serão selecionados quando nenhuma outra opção estiver disponível. Se necessário, para aplicativos individuais no Software GNOME, você pode selecionar manualmente a fonte de instalação desejada.
Sobre o próximo lançamento do Fedora 38, vale lembrar também que está prevista a criação de imagens ISO oficiais com Budgie e Sway.
Budgie SIG e Sway SIG são fundados para manter pacotes e compilações com Budgie e Sway. Os pacotes para instalar esses ambientes já estão disponíveis na atual versão estável do Fedora, mas a partir do Fedora Linux 38 será possível usar imagens ISO pré-construídas.
Fedora Budgie Spin e Fedora Sway Spin para completar a coleção de compilações do Fedora Spins, que atualmente apresenta ambientes de desktop alternativos como KDE, Cinnamon, Xfce, LXQt, MATE, LXDE, i3 e SOAS (Sugar on a Stick).
O ambiente do Budgie é baseado nas tecnologias GNOME e em sua própria implementação do GNOME Shell (na próxima ramificação do Budgie 11, eles planejam separar a funcionalidade da área de trabalho da camada que fornece exibição e saída).
Para gerenciar janelas, é usado o gerenciador de janelas Budgie Window Manager (BWM), que é uma modificação estendida do plug-in Mutter básico. O Budgie é baseado em um painel que é semelhante em organização aos painéis clássicos da área de trabalho.
Todos os elementos do painel são miniaplicativos, permitindo que você personalize com flexibilidade a composição, altere o layout e substitua as implementações dos elementos do painel principal de acordo com sua preferência.
O Sway é desenvolvido com base no protocolo Wayland e é totalmente compatível com o gerenciador de janelas i3 e i3bar.
O Sway é desenvolvido como um projeto modular construído sobre a biblioteca wlroot, que contém todas as primitivas básicas para organizar o trabalho do gerenciador composto.
Para configurar um ambiente de usuário completo, são oferecidos componentes relacionados: swayidle (processo em segundo plano com implementação do protocolo idle do KDE), swaylock (protetor de tela), mako (gerenciador de notificações), grim (criação de capturas de tela), slurp (seleção de uma área no a tela), wf-recorder (captura de vídeo), waybar (barra de aplicativos), virtboard (teclado na tela), wl-clipboard (gerenciamento da área de transferência), wallutils (gerenciamento de papel de parede). desk).