Fedora 39 Beta lançado com GNOME 45, Kernel 6.5, e mais

E foi lançado o Fedora 39 Beta com GNOME 45, Kernel 6.5, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, suportado pela comunidade, e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença livre e de código aberto e pretende estar na vanguarda de tais tecnologias.

O Fedora tem uma reputação de se concentrar na inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades Linux upstream.

A área de trabalho padrão no Fedora é o ambiente de área de trabalho GNOME e a interface padrão é o Shell do GNOME. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora chamadas spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes alternativos de desktop ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, o projeto Fedora anunciou a disponibilidade geral da versão beta do próximo sistema operacional Fedora Linux 39 para testes públicos.

Novidades do Fedora 39 beta

Fedora 39 Beta lançado com GNOME 45, Kernel 6.5, e mais
Fedora 39 Beta lançado com GNOME 45, Kernel 6.5, e mais

Equipado com a melhor e mais recente série de kernel Linux 6.5, que ainda não chegou para usuários do Fedora Linux 38 porque precisa de mais testes, o Fedora Linux 39 beta está aqui para mostrar o próximo ambiente de desktop GNOME 45, previsto para ser lançado em 20 de setembro, e seus novos recursos interessantes na edição principal do Fedora Workstation.

O Fedora Linux 39 beta também vem com um conjunto de ferramentas GNU atualizado que consiste em GCC 13.2, GNU Binutils 2.40, GNU C Library (Glibc) 2.38 e GDB (GNU Debugger) 13.2, bem como aplicativos padrão atualizados, incluindo a mais recente série de suítes de escritório LibreOffice 7.6. e navegador Mozilla Firefox 117.

Claro, todas as edições oficiais do Fedora Linux foram atualizadas para incluir as versões mais recentes de seus ambientes de desktop, como KDE Plasma 5.27 LTS, Xfce 4.18, Budgie 10.8, Cinnamon 5.8, LXQt 1.3 e outros.

O lançamento final do Fedora Linux 39 está previsto para meados ou final de outubro de 2023. Até então, você pode baixar a versão beta agora mesmo no site oficial com seu ambiente de desktop favorito.

Tenha em mente que esta é uma versão de pré-lançamento que não é recomendada para uso em ambientes de produção, especialmente devido ao fato de que o ambiente de desktop GNOME 45 ainda não suporta muitas das extensões oficiais do GNOME.

Também não recomendo que os usuários do Fedora Workstation atualizem suas instalações estáveis do Fedora Linux 38 para o Fedora Linux 39 beta devido aos motivos mencionados acima.

Infelizmente, o Fedora Linux 39 não contará com o gerenciador de pacotes DNF5 para fornecer aos usuários um gerenciamento de pacotes mais rápido, nem o instalador Anaconda WebUI.

Ambos os recursos foram prometidos para esta versão, mas parece que precisavam de mais testes e foram adiados para uma versão futura, provavelmente o Fedora Linux 40.

O líder do Projeto Fedora, Matthew Miller, disse que:

“Mas não deixe que isso o desanime – este é um processo saudável em ação. Agora, embora seja um pouco decepcionante, reconhecemos que essas grandes mudanças precisam de mais tempo para serem assadas, e colocá-las de volta no forno é uma coisa boa.”

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Fedora 39 beta

O Fedora Linux 38 beta está disponível para download agora no site oficial em vários sabores, incluindo Workstation (GNOME), KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE, SoaS e i3, bem como Server, IoT e ARM edições, e os numerosos pacotes do Fedora Labs.

A imagem ISO do Fedora 39 beta já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em uma máquina de produção!

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.