FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico

Conheça o FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico, voltados para os fãs das nostálgicas fitas cassete.

Há uma década, fiquei moderadamente surpreso ao descobrir que empresas como a Sony exibiam tocadores de música portáteis na CES, porque imaginei que a maioria das pessoas tivesse passado a usar smartphones para ouvir música.

Mas isso foi antes de eu perceber que havia todo um mundo de produtos musicais hi-fi portáteis. Então, o que há de novo na CES este ano? Algo decididamente mais analógico, e nem um pouco hi-fi. Um toca-fitas portátil.

A empresa chinesa FiiO fabrica tocadores de música portáteis e conversores HiFi de digital para analógico.

Mas no final do ano passado a empresa anunciou que estava desenvolvendo um toca-fitas portátil chamado FiiO CP13, que se parece um pouco com um Sony Walkman com (muito) poucos toques modernos.

A empresa exibiu o CP13 na CES 2024 esta semana e planeja começar a vendê-lo no início de março de 2024 por cerca de US$ 165.

FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico

FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico
FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico

Então, o que isso faz? Ele toca fitas cassete e tem uma aparência muito boa. É basicamente isso. Mas talvez isso seja tudo o que precisa ser feito.

As fitas cassete estão passando por um momento, com muitos músicos e fãs de música adotando a tecnologia por suas propriedades analógicas… e características efêmeras.

A música digital tem o mesmo som sempre que você a reproduz no mesmo equipamento, mas as fitas cassete se degradam com o tempo, causando distorções e outras imperfeições no áudio.

FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico
FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico

Sempre terei uma queda por fitas… mesmo que não tenha vontade de ouvi-las novamente (ou me preocupe em tentar consertar uma que se desenrolou).

Quando eu era adolescente, nas décadas de 1980 e 1990, as fitas ofereciam uma maneira barata de gravar música do rádio ou de outras fitas para fazer mixagens, entre outras coisas.

Na verdade, qualquer uma podia criar sua própria sequencia de músicas co fitas cassete. Algumas lojas de discos ofereciam um serviço em que os clientes escolhiam as músicas dos discos e gravavam a sequencia em uma fita (e todos fechavam os olhos para a questão do direito autoral).

O FiiO CP13 não possui função de gravação. É apenas para tocar música. Mas hoje em dia, um número crescente de bandas está distribuindo suas músicas em fitas cassete, bem como em CDs, vinil e streaming, e um player portátil como esse pode ser a maneira perfeita de ouvir.

O toca-fitas portátil FiiO é um dispositivo totalmente analógico com um fone de ouvido de 3,5 mm, botões grandes de reprodução, pausa, avanço rápido e retrocesso e uma função de rhttps://www.head-fi.org/threads/fiio-first-cassette-player-cp13-is-coming-soon.970960/post-17868212etrocesso automático quando você chega ao final de uma fita.

Ele tem alguns toques modernos, incluindo uma bateria de íon de lítio integrada que dura até 13 horas de reprodução de música (ou mais em volumes mais baixos) e oferece 268 dias em standby. Há uma porta USB-C para carregar.

FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico
FiiO CP13, um toca-fitas portátil totalmente analógico

A empresa afirma que usar uma bateria embutida em vez de baterias removíveis leva a um tempo de reprodução mais longo e a um design um pouco mais fino (incluindo baterias removíveis aumentaria a espessura do CP13 em cerca de 1 milímetro).

Mas não há suporte para áudio Bluetooth. Você precisará usar fones de ouvido ou alto-falantes com fio ou conectar um dongle Bluetooth se quiser usar áudio sem fio.

E a porta USB-C serve apenas para carregar, não para transferir músicas. Isso porque não há hardware no FiiO CP13 para armazenar ou reproduzir música digital.

Mas o FiiO CP13 não é o único toca-fitas moderno.

Na verdade, ele usa componentes prontos para uso que são amplamente utilizados por outras empresas que operam neste espaço, e a FiiO reconhece que, embora tenha feito algumas alterações no hardware, este reprodutor de música portátil não será muito melhor que a concorrência ( e, honestamente, provavelmente não é tão bom quanto clássicos descontinuados, como os toca-fitas da série Walkman DD da Sony).

FiiO CP13 e Sony Walkman WM-DD2

Mas tem um design atraente, suporte para um case protetor bonito (vendido separadamente) e é um produto de primeira geração que o FiiO pode melhorar no futuro se o primeiro modelo vender bem.

O que mais poderia estar no horizonte? Um representante da empresa sugere que um CD player portátil moderno não está fora de questão, assim como os toca-fitas para uso doméstico.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.