Firebird 5 lançado com diversas melhorias e novos recursos

E foi lançado o Firebird 5 com diversas melhorias e novos recursos. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

Firebird é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional SQL gratuito e de código aberto baseado na edição de código aberto InterBase 6.0.

Desenvolvido em C e C++, o Firebird suporta as principais plataformas de hardware e software, incluindo armazenados e ativadores de Windows, Linux e Mac OS.

O Projeto Firebird é um projeto comercialmente independente de programadores, consultores técnicos e apoiadores de C/C++ que desenvolvem e melhoram um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional multiplataforma e seus recursos mais importantes incluem o seguinte:

  • Suporte completo para procedimentos armazenados e gatilhos.
  • Transações totalmente compatíveis com ACID
  • Integridad referencial
  • Arquitetura multigeracional
  • Linguagem interna completa para procedimentos armazenados e gatilhos (PSQL)
  • Suporte para funções externas (UDF)
  • Pouca ou nenhuma necessidade de administradores de banco de dados especializados
  • Versão integrada opcional de arquivo único – ótima para criar catálogos de CDROM, versões de usuário único ou
  • avaliação de candidatura
  • Dezenas de ferramentas de terceiros, incluindo ferramentas administrativas GUI, ferramentas de replicação, etc.
  • Multiplataforma
  • Backups incrementais
  • Implementação completa do cursor em PSQL
  • Tabelas de rastreamento

Agora, foi lançado o Firebird 5.

Novidades do Firebird 5

Firebird 5 lançado com diversas melhorias e novos recursos
Firebird 5 lançado com diversas melhorias e novos recursos

Sim. Após dois anos e meio de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento da nova versão do Firebird 5, uma versão na qual são apresentadas diversas melhorias, como melhorias de otimização, melhorias de suporte, além de novas funções e pacotes integrados, entre outras coisas. .

Enfim, esta nova versão do Firebird 5 vem com diversas melhorias e novos recursos importantes, que são destacados abaixo:

  1. Operações Multithreaded: O Firebird agora pode executar algumas tarefas usando múltiplos threads em paralelo. A execução paralela está atualmente implementada para tarefas de varredura e criação de índices. A execução paralela é suportada para varredura automática e manual. Para lidar com uma tarefa multithread, o mecanismo executa threads de trabalho adicionais e cria anexos de trabalho internos. Por padrão, a execução paralela não está habilitada.
  2. Suporte para índices parciais: Foi adicionado suporte para índices parciais, que incluem apenas registros selecionados que atendam às condições especificadas na criação do índice, ou seja, um índice agora pode declarar uma condição que define o subconjunto de registros a serem indexados.
  3. Nova sintaxe: Foi implementada a sintaxe “SKIP LOCKED” nas instruções SELECT WITH LOCK, UPDATE e DELETE, que permite pular registros para os quais já foi estabelecido um bloqueio no momento do envio da consulta.
  4. Atualização no ODS: Adicionada a capacidade de atualizar o banco de dados para a versão secundária mais recente do ODS (13.1) dinamicamente (atualização inline) sem criar e restaurar a partir de um backup.
  5. Cache de instruções compilado: Um cache de instruções SQL compilado foi implementado e é gerenciado automaticamente. Por padrão, o cache está habilitado; O limite de cache é definido pelo parâmetro MaxStatementCacheSize em firebird.conf. Ele pode ser desabilitado definindo MaxStatementCacheSize como zero. O cache é mantido automaticamente e as instruções armazenadas em cache são invalidadas quando necessário (geralmente quando alguma instrução DDL é executada).
  6. Interface de criação de perfil SQL e PSQL: Foi adicionada uma interface para criação de perfil SQL e PSQL, permitindo avaliar o tempo de execução de cada consulta e acumular estatísticas. Ele é implementado com um pacote de sistema no mecanismo que passa dados para um plugin de criação de perfil.
  7. Retornando múltiplas linhas com RETURNING: A capacidade de retornar múltiplas linhas com a expressão RETURNING foi fornecida se a expressão DML especificada afetar diversas linhas.
  8. Novos recursos: Novas funções integradas como UNICODE_CHAR e UNICODE_VAL foram adicionadas, e o pacote do sistema RDB$BLOB_UTIL com operações BLOB para módulos PSQL foi adicionado.
  9. Melhorias no algoritmo de compactação : A partir do ODS 13.1, o mecanismo usa um método de compactação RLE avançado e o algoritmo de compactação de registro foi aprimorado para obter uma compactação mais eficiente de sequências de dados repetitivas, reduzindo assim a sobrecarga de armazenamento. Isso melhora a compactação de campos VARCHAR longos (especialmente codificados em UTF8) que são preenchidos apenas parcialmente.
  10. Suporte para cursores bidirecionais: Foi adicionado suporte para cursores bidirecionais (roláveis) ao realizar acesso remoto ao banco de dados.

Para saber mais sobre essa versão do Firebird, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Firebird

Para instalar a versão mais recente do Firebird nas principais distribuições Linux, baixe os binários na página de download do software.

Usuários do Ubuntu e derivados, podem utilizar este tutorial:
Como instalar o banco de dados Firebird no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.