Firefox 69 lançado com a opção “Sempre ativo” do Flash removida

A Fundação Mozilla anunciou o lançamento de uma pequena atualização de seu navegador, o Firefox 69. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.

Firefox 69 lançado com a opção
Firefox 69 lançado com a opção “Sempre ativo” do Flash removida

Agora, a Mozilla lançou oficialmente o Firefox 69 com pequenas, melhorias e correções.

Novidades do Firefox 69

Na versão para Windows há novas sugestões para definir adequadamente os níveis de prioridade do processo de conteúdo, o que significa mais tempo do processador dedicado às tarefas nas quais você está trabalhando ativamente e menos tempo do processador dedicado às coisas em segundo plano (com exceção de reprodução de vídeo e áudio).

E para melhorar a vida da bateria em máquinas macOS com duas placas gráficas, o Firefox agora tenta mais agressivamente retornar à GPU mais eficiente em termos de consumo de energia para o conteúdo WebGL, sempre que possível.

Ainda falando de GPU, o Firefox também trabalha mais para evitar mudar para a GPU de alta potência para usos transitórios exclusivos do WebGL.

E o macOS Finder agora mostra o progresso dos downloads de arquivos enquanto eles estão sendo baixados.

Também foi adicionado suporte para a extensão Authentication HmacSecret via Windows Hello em sistemas executando o Windows 10 May 2019 Update ou posterior.

A opção “Sempre ativo” do plug-in de conteúdo Flash foi removida. Agora sempre será solicitada permissão antes de ativar o conteúdo do Flash.

O Firefox não carrega mais userChrome.css ou userContent.css por padrão. Se queremos personalizar o Firefox usando esses arquivos, precisamos definir a preferência toolkit.legacyUserProfileCustomizations.stylesheets como “true” para recuperar essa possibilidade.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Firefox 69

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.