Firefox 70.0.1 lançado com correção para o bloqueio por JavaScript

A Fundação Mozilla anunciou o lançamento de uma pequena atualização de seu navegador, o Firefox 70.0.1. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla.

Firefox 70.0.1 lançado com correção para o bloqueio por JavaScript
Firefox 70.0.1 lançado com correção para o bloqueio por JavaScript

Agora, a Mozilla lançou oficialmente o Firefox 70.0.1 com correção para o bloqueio por JavaScript.

Novidades do Firefox 70.0.1

Alguns dias atrás, a nova versão do Firefox 70 foi lançada, sendo este novo ramo estável do popular navegador da web que introduziu uma série de novos recursos no navegador, além de várias correções de bugs em sua versão anterior.

E agora, com apenas 11 dias, os desenvolvedores da Mozilla lançaram recentemente, por meio de uma publicação, a primeira atualização corretiva do Firefox 70.0.1, que chega para resolver um problema que afeta o navegador enquanto o usuário visita determinados sites.

Esse problema detectado no navegador causa uma falha ao abrir determinadas páginas ou carregar certos elementos em uma página usando JavaScript. O problema se manifesta, mesmo em sites populares como YouTube e Facebook, devido à corrupção de conteúdo na nova implementação LocalStorage (NextGen).

Devido a problemas no Firefox 70.0.1, houve uma reversão na implementação antiga do LocalStorage (dom.storage.next_gen=false en about: config).

Para verificar a manifestação do problema no sistema do usuário, o site firefox-storage-test.glitch.me foi preparado.
 
Para resolver esse problema, os desenvolvedores da Mozilla comentaram que seu plano é desativar o LocalStorage, pois atualmente acreditam que esse erro é uma mistura de duas coisas:

  • Mais comum: falhas de inicialização do armazenamento do QuotaManager em cascata na quebra do LocalStorage.
  • Menos comum: casos de borda relacionados à corrupção inesperada do LSNG que não são recuperados adequadamente. Temos pelo menos um relatório no qual parece que o banco de dados tem 2 páginas definidas como zero que resultam em um erro de corrupção no momento da consulta, mas não no momento de abrir o banco de dados.

A corrupção está superficialmente relacionada ao hardware, mas ainda não descartaram a possibilidade de melhorias no desligamento do navegador que deixam o banco de dados em um estado inconsistente.

Outras mudanças incluem ocultar o título em tela cheia e atualizar o OpenH264 Plug-in para usuários do macOS 10.15.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Firefox 70.0.1

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.