Firefox 73 já está disponível para download nos servidores da Mozilla

Firefox 73 já está disponível para download nos servidores da Mozilla
Firefox 73 já está disponível para download nos servidores da Mozilla

Programado para ser lançado amanhã, o Firefox 73 já está disponível para download nos servidores da Mozilla. Confira as novidades e veja onde baixar essa atualização.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Firefox 73 já está disponível para download nos servidores da Mozilla

Agora, o navegador Firefox 73 já está disponível para download em todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, Windows e macOS.

Programado para ser lançado pela Mozilla em 11 de fevereiro, o Firefox 73 agora pode ser baixado dos servidores oficiais para todas as plataformas e arquiteturas suportadas.

Esta é a versão final que também será lançada pela Mozilla amanhã. Se você não pode esperar até lá, ou até o Firefox 73 chegar aos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição Linux favorita, você pode obter vantagem fazendo o download dos binários oficiais.

Obviamente, essa não é a maneira recomendada de usar o Firefox no Linux, por isso recomendo instalar o Firefox 73 a partir dos principais arquivos da sua distribuição quando ela chegar.

Novidades do Firefox 73

Os destaques da versão Mozilla Firefox 73 incluem a capacidade de adicionar um nível de zoom padrão personalizado para todo o conteúdo da Web. Por padrão, o Firefox usa um nível de zoom de 100%, mas após a instalação do Firefox 73, você pode alterá-lo para o que quiser nas configurações de “Idioma e aparência”.

O Firefox 73 introduz o suporte ao NextDNS como um resolvedor de DNS sobre HTTPS alternativo. O provedor DNS sobre HTTPS padrão permanece Cloudflare, mas você pode alterá-lo para NextDNS na caixa de diálogo “Configurações de rede” em “Preferências”.

Entre outras alterações, o Firefox 73 atualiza o modo de alto contraste para permitir imagens de fundo, melhora a qualidade do áudio ao reproduzir áudio em velocidades mais lentas ou mais rápidas e melhora a detecção automática de codificações de texto herdadas em páginas antigas da Web que não declaram explicitamente suas codificações de texto.

Obviamente, também existem vários bugs e vulnerabilidades corrigidos no Firefox 73, incluindo o problema crítico CVE-2019-17026 (confusão do tipo IonMonkey com StoreElementHole e FallibleStoreElement).

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox 73

Os usuários do Linux podem obter os binários para sistemas de 64 bits e 32 bits, além de um pacote Snap e o tarball do código fonte.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Fedora, Gentoo, Kali, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Notícias, Open Source, OpenMandriva, openSUSE, pclinuxos, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile