Firefox 74 lançado com um novo recurso de segurança e mais

Firefox 74 lançado com um novo recurso de segurança e mais
Firefox 74 lançado com um novo recurso de segurança e mais

E foi lançado o Firefox 74 com um novo recurso de segurança e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Firefox 74 lançado com um novo recurso de segurança e mais

Agora, a Mozilla lançou a segunda atualização de manutenção do Firefox 74 para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, Mac e Windows, para solucionar vários problemas.

Novidades do Firefox 74

O Firefox 74 não é um lançamento importante desde que a Mozilla decidiu lançar uma nova versão a cada quatro semanas. No entanto, implementa um novo recurso de segurança para manter os usuários mais seguros enquanto navega na Internet.

Isso se chama RLBox e permite que o Mozilla converta rápida e eficientemente os componentes existentes do Firefox para executar dentro de uma sandbox do WebAssembly. O RLBox está disponível pela primeira vez com o Firefox 74 para usuários do Linux e macOS.

O RLBox foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego, Universidade do Texas, Austin e Stanford University.

Além disso, o Firefox 74 lança o recurso DNS sobre HTTPS por padrão para usuários nos Estados Unidos, sendo o Cloudflare o resolvedor de DNS padrão.

Os usuários poderão escolher entre o Cloudflare e o NextDNS, que foi implementado como um resolvedor de DNS alternativo no Firefox 73, na opção DNS sobre HTTPS nas configurações de rede em Preferências.

O Firefox 74 também desabilita os protocolos criptográficos TLS 1.0 e TLS 1.1 por padrão. Isso significa que sites que não suportam o protocolo TLS 1.2 exibem uma página de erro.

Outra alteração incluída na versão do Firefox 74 é um novo menu da guia Container que foi implementado no menu de contexto do botão direito do mouse no botão nova guia.

Há também uma nova opção para exigir a seleção de uma guia de contêiner ao clicar no botão nova guia.

Para saber mais sobre essa versão do Firefox, acesse a nota de lançamento.

Com instalar o Firefox 74

Previsto para ser lançado oficialmente amanhã, 10 de março de 2020, o navegador Firefox 74 agora pode ser baixado para sistemas de 32 e 64 bits dos servidores FTP da Mozilla. O código-fonte também está disponível para download para integradores de SO.

A atualização de manutenção do Firefox 74 agora está sendo lançada no canal estável, o que significa que os usuários dos sistemas macOS e Windows agora podem atualizar suas instalações por meio de atualizações OTA (Over-the-Air).

Por outro lado, os usuários do Linux terão que esperar o Firefox 74 chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Linux, Linux Mint, Mageia, Mandriva, Manjaro, Notícias, Open Source, openSUSE, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, slackware, Software livre, Solus, SUSE, Trisquel, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile