Firefox 76 suportará a reprodução de vídeo VP9 acelerada por hardware via Wayland

De acordo com Martin Stránský, da Red Hat, o Firefox 76 suportará a reprodução de vídeo VP9 acelerada por hardware via Wayland.

Parece que o futuro da aceleração de hardware no Linux passa por Wayland, ou pelo menos isso implica alguns dos movimentos mais notáveis ​​que estão sendo vistos no Firefox e que estão sendo promovidos pela Red Hat, a empresa que marca os designs de desktop Linux através do Fedora e sua comunidade correspondente.

Firefox 76 suportará a reprodução de vídeo VP9 acelerada por hardware via Wayland
Firefox 76 suportará a reprodução de vídeo VP9 acelerada por hardware via Wayland

O Firefox 75 ofereceria suporte à aceleração de hardware via VA-API em conjunto com o FFmpeg ao usar o navegador no Wayland, mas esse suporte será limitado ao codec H.264 e abandonará o VP9 , o codec desenvolvido pelo Google e o principal concorrente do H.264.

Felizmente, o suporte à decodificação ou reprodução através do VP9 chegará logo após a chegada do H.264, especificamente no Firefox 76.

Firefox 76 suportará a reprodução de vídeo VP9 acelerada por hardware via Wayland

Mais uma vez, esse avanço vem das mãos de Martin Stránský, funcionário da Red Hat que está contribuindo para o suporte aprimorado do Firefox para Wayland e reprodução de vídeo via aceleração de hardware.

No relatório de erros que anuncia o suporte futuro do VP9, ​​pode-se verificar que isso ocorrerá através do VA-API (o mesmo que com o H.264) e será suportado pelo Wayland.

Depois de muitos anos sendo superado pelo Chrome/Chromium em quase todos os aspectos, parece que Wayland pode representar a oportunidade que o Firefox precisa para começar a voar no Linux, possivelmente o terreno onde está tendo o pior desempenho contra a tecnologia do Google.

Essa situação pode dever-se ao fato de a Mozilla preferir se concentrar no Windows, o sistema em que tem mais usuários, enquanto as melhorias para o Linux são provenientes principalmente da Red Hat.

A data de lançamento estável do Firefox 76 está prevista para 5 de maio de 2020, portanto, o suporte ao VP9 chegará logo após o do H.264.

O fato de contar com Wayland poderia explicar o recente anúncio do suporte ao Flatpak e a existência de uma versão no formato Snap, no entanto, aqueles que ainda se apegam aos pacotes de dependência tradicionais podem pesquisar ou solicitar a inclusão de um iniciador Firefox no Wayland, que no Fedora 31 pode ser obtido instalando o pacote “firefox-wayland”.

Em casos extremos, você pode modificar a entrada no iniciador do ambiente da área de trabalho e colocar a variável de ambiente “MOZ_ENABLE_WAYLAND=1” antes do comando que inicia o navegador. Como no exemplo abaixo:
MOZ_ENABLE_WAYLAND = 1 firefox

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO