Firefox 86.0.1 lançado para corrigir falha na inicialização e outros bugs

Firefox 86.0.1 lançado para corrigir falha na inicialização e outros bugs
Firefox 86.0.1 lançado para corrigir falha na inicialização e outros bugs

E o Firefox 86.0.1 foi lançado para corrigir falha na inicialização e outros bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, a Mozilla lançou o Firefox 86.0.1 como o primeiro lançamento pontual de seu navegador Firefox 86 para resolver vários bugs que podem afetar todas as plataformas suportadas.

Novidades do Firefox 86.0.1

Firefox 86.0.1 lançado para corrigir falha na inicialização e outros bugs

Lançado há duas semanas, o Firefox 86 introduziu suporte a múltiplos Picture-in-Picture (PiP) por padrão para que você possa assistir a mais de um vídeo simultaneamente em janelas destacáveis ​​e novos recursos de segurança para proteger os usuários do chamado privilégio “Stack Clash” ataques de escalada e contra rastreamento indesejado.

Agora, o Firefox 86.0.1 está aqui como uma atualização de correção de bug que corrige um travamento frequente em sistemas Linux que ocorria durante a inicialização do navegador, um problema que fazia com que as janelas ganhassem ou perdessem o foco de forma inesperada, bem como um problema que causava um comportamento inesperado com extensões gerenciando grupos de guias.

Além disso, o Firefox 86.0.1 corrige um bug com o truncamento de widgets de data e hora devido ao cálculo incorreto da largura e corrige um problema que fazia com que o navegador da web parasse de responder após o sistema hibernar em máquinas Apple Silicon.

Mais detalhes estão disponíveis aqui.

Enquanto isso, o Mozilla trabalha no próximo grande lançamento do Firefox, o Firefox 87, que promete finalmente habilitar o suporte para AVIF (formato de arquivo de imagem AV1) por padrão, desabilitar a tecla Backspace de funcionar como um botão “Voltar” nas plataformas Windows e macOS e melhorar a funcionalidade “Encontrar na página”.

Com instalar o Firefox

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Se você precisa de um Firefox estável e que suporta plugins abandonados pela versão principal do navegador, veja como instalar o Firefox ESR no Linux manualmente.
Firefox ESR no Linux – veja como instalar manualmente

Já se você usa o Ubuntu ou um derivado dele e atualizou o sistema, e a nova versão não apareceu, siga os passos deste tutorial e resolva seu problema.
Firefox no Ubuntu: veja como manter o navegador atualizado

E se você quiser experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu, dê uma olhada nesse tutorial:
Como experimentar as últimas versões do Firefox no Ubuntu

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile